Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

quinta-feira, 20 de março de 2014

SANTO PADRE, O PAPA FRANCISCO, CRIA A DIOCESE DE COARI - AM

O TEXTO DA BULA PONTIFÍCIA CRIANDO A DIOCESE DE COARI-AM E NOMEANDO DOM MARCOS PIATEK, CSsR, COMO O PRIMEIRO BISPO DIOCESANO:

"Francisco, Bispo, Servo dos Servos de Deus, para perpétua memória. Destinados para a proteção de todo o rebanho do Senhor, usamos a responsabilidade que Nos é confiada, para que os salutares benefícios de Jesus Cristo alcancem eficazmente os homens. Portanto, acorremo-nos para adequar as instituições eclesiásticas, a fim de que estas disposições sejam convenientemente executadas. Assim, atendendo à Conferência dos Bispos do Brasil e, do mesmo modo, favorável ao Venerável Irmão Giovanni d'Aniello, Arcebispo Titular de Paestum e Núncio Apostólico no Brasil, conforme parecer da Congregação para os Bispos, atendendo ao pedido do Venerável Irmão Marcos Marian Piatek, CSSR, Prelado de Coari, sustentado por nossa Autoridade Apostólica, deliberamos e estabelecemos o quanto segue: Elevamos a Prelazia de Coari à dignidade de Diocese, mantendo as mesmas fronteiras da Prelazia. Mantemos a mesma sede episcopal, na qual anteriormente era a sede da Prelazia, e elevamos o mesmo templo prelatício ao grau de templo catedral. Atribuímos ao Bispo de Coari, conforme o tempo estabelecido pelo direito, os privilégios e ofícios dos quais gozam os outros Bispos Ordinários de suas sedes. Tornamos a nova diocese criada sufragânea da Igreja Metropolitana de Manaus. Tudo o mais seja regulado segundo as normas do Direito Canônico. 


Além disso, confirmamos o Venerável Irmão Marcos Marian Piatek, CSSR, Bispo e Pastor da Diocese recém-constituída. Tudo isto deve ser enviado ao Venerável Irmão Giovanni d'Aniello, supramencionado, a quem enviamos como legado, concedida-lhe, legitimamente, a faculdade de subdelegar outrem, constituído em dignidade eclesiástica. Enfim, ao seu cumprimento, redijam-se os documentos, dos quais cópias autênticas sejam enviadas à Congregação dos Bispos. Tudo isto se cumpra, não obstante qualquer coisa em contrário. Dado em Roma, junto de São Pedro, aos nove dias do mês de outubro do ano do Senhor de 2013, primeiro do nosso Pontificado."

+ TARCISIO Card. BERTONE: Secretário de Estado (Vaticano)
+ MARCUS Card. QUELLET: Prefeito (da Congregação para os Bispos)
+ ILSON DE JESUS MONTANARI: Secretário
Francisco Di Felice: Protomotório Apostólico
LEONARDO SAPIENZA: Protonotário Apostólico

Um comentário: