Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

domingo, 2 de novembro de 2014

VIGARIO GERAL DA DIOCESE DE COARI-AM CELEBRA O 10º ANIVERSADIO DE SUA ORDENAÇÂO PRESBITERAL



No dia 30 de outubro de 2014 o Pe. Raimundo C. Gordiano celebrou o 10º aniversário de sua Ordenação Sacerdotal. O ilustre aniversariante é atualmente pároco da Paroquia Cristo Libertador em Manacapuru e Vigário Geral da Diocese de Coari. 
A solene ação de graças foi celebrada na igreja matriz do Cristo Libertador. Às 19:30h foi celebrada a Santa Eucaristia presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da Diocese de Coari e, concelebrada pelos padres: Pe. Luís Carlos, pároco de Caapiranga e representante do clero da diocese, Pe. Valter CSsR, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Manacapuru e Pe. Agildo CSsR, vigário paroquial da paroquia de Nazaré. 
Vieram também os seminaristas da diocese de Coari que estudam em Manaus. A igreja matriz ficou lotada e contou com a presença dos pais e familiares do Padre Gordiano. Após a solene Eucaristia houve um jantar para todos com a música ao vivo! A diocese de Coari parabeniza o Pe. Gordiano pelo aniversário de seu ministério sacerdotal e agradece de coração pelo seu serviço missionário em prol da Igreja Particular de Coari!!! 
No dia 28.10.2013, o próprio Pe. Raimundo Gordiano escreveu no seu Face book: “A aula terminou mais cedo. Naquela noite eu saia da escola Nossa Senhora de Nazaré quando encontrei um grupo de jovens (Jebam) cantando e tocando na Praça. Fui convidado a me juntar ao grupo para irmos cantar parabéns ao reverendo missionário canadense que no dia seguinte (14/08/03) celebrava aniversario. 
Eu que já vinha de participação na igreja desde os 5 anos de idade, naquela noite recebi um convite desafio: morar na casa do missionário e fazer parte de sua comunidade. Aquele encontro com Pe. Guido não acabou ali. Moramos e trabalhamos juntos em 2004 nas idas e vindas entre Manacapuru e Caapiranga. Ao final eu aprendi e me decidir ser missionário e entrar no Seminário Diocesano em busca de ser padre diocesano da Prelazia de Coari. Aproximadamente 18 anos depois de sair da casa de meus pais e deixar minha mãe chorando, voltei para onde cresci - Manacapuru. 
Dei trabalho e partilhei a vida e a fé em Coari – Área Missionária de S. Pedro (2004-2005); Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (2010-2011); Codajás (novembro de 2005 - novembro de 2009); Manacapuru (2012). Após 2 anos aqui, estou reencontrando muita gente do meu tempo de infância. Quanta alegria tenho vivido. 
Meu grande amigo Pe. Guido, agora me acompanha desde a eternidade; o povo da paroquia Cristo Libertador me acompanha nessa etapa de minha vida, quando celebro a alegria de 10 anos de ordenação presbiteral. Louvo a Deus por me permitir viver e por fazer parte de seus servidores.”

Obs. O padre Guido Labonté era membro da Sociedade das Missões Estrangeiras (SME) e atuava na região amazônica desde 1991, quando fez parte da primeira equipe eclesial apostólica responsável por trabalhar em parceria com a Igreja da Prelazia de Coari (AM). De 2004 a 2009 atuava como diretor do Centro Cultural Missionário, em Brasília. Em 2009, voltou a trabalhar no Amazonas, na Área Missionária Santa Maria Goretti da Arquidiocese de Manaus (AM).  
A Sociedade das Missões Estrangeiras foi fundada em 1921 pelos bispos da província de Quebec, no Canadá, para contribuir no anúncio do evangelho, por meio da solidariedade com outras igrejas e outros povos e da partilha de recursos matérias, humanos e espirituais. 
Pe. Guido era também colaborador no campo da formação dos futuros presbíteros no Seminário São José da Arquidiocese de Manaus, onde inclusive estudam os seminaristas da Diocese de Coari!

Nenhum comentário:

Postar um comentário