Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

domingo, 12 de outubro de 2014

A PADROEIRA DO BRASIL É SOLENEMENTE HOMENAGEADA EM COARI



No dia 12 de outubro o Brasil inteiro celebra a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida. A história da devoção a Nossa Senhora Aparecida começou em 1717, quando os três pescadores (Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves) acharam a imagem da Imaculada Conceição de Aparecida nas águas do rio Paraíba, no lugar denominado Porto de Itaguassu. A imagem de Aparecida ficou na casa de Filipe Pedroso até 1732. 
O filho dele Atanásio Pedroso construiu um pequeno oratório. Em 1745 foi inaugurada a primeira capela de Aparecida. A 08 de dezembro de 1888 foi inaugurado o templo bem maior, hoje a basílica velha.  A 08 de setembro de 1904, por ordem do Papa Pio X, a imagem foi solenemente coroada. A 29 de abril de 1908, foi concedido ao santuário o título de basílica menor. 
A 16 de julho de 1930 o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil. Em 1952 iniciou-se a construção da nova basílica nacional de Nossa senhora Aparecida, solenemente consagrada pelo Papa São João Paulo II a 04 de junho de 1980. O papa Bento XVI visitou o Santuário Aparecida em 2007. O atual Papa Francisco visitou o santuário nacional em 2013 por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.
Na cidade de Coari, na Paróquia São Pedro e São João Batista temos o bairro Ciganópolis onde existe, em fase de acabamento, a capela - igreja dedicada à Padroeira do Brasil. A comunidade escolheu o seguinte tema do novenário e da festa para esse ano: “Nossa Senhora Aparecida, Rainha da Paz!” O novenário foi bem participado e vários padres foram convidados para presidir as liturgias.
No dia da festa a Missa solene foi celebrada às 07:30 da manhã e foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da diocese de Coari. Da solene liturgia participaram, além do Pe. Edinaldo dos Santos (pároco) e das irmãs religiosas, muitas fieis e pessoas do bairro e das outras paróquias de Coari. Durante a missa foram também homenageadas as crianças, no Dia das Crianças!
Na parte da tarde foi celebrada a procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas do bairro Ciganópolis. Muitos devotos de Nossa Senhora Aparecida manifestaram publicamente a sua fé e a sua devoção a Maria. A procissão começou às 17:00h horas retornou para a igreja quando já fazia escuro. 
Na praça da Igreja Dom Marcos Piatek fez uma pregação e deu uma benção solene com o Santíssimo Sacramento! 
A pós a solene procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas de Ciganópolis, o Pe. Edinaldo agradeceu a todos e convidou a comunidade para participar do tradicional arraial! 
Gostaria de parabenizar os Padres da paróquia, sobretudo o Pe. Edinaldo (pároco) e, toda a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, do bairro Ciganópolis, pela linda festa em homenagem à Rainha e Padroeira do Brasil! Deus lhes pague. 
Peçamos a Deus para que Nossa Senhora Aparecida interceda por todos nós na construção do Reino de Deus. Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário