Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

quarta-feira, 30 de abril de 2014

COMEÇOU A 52ª ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB)



No dia 30 de abril de 2014, com a solene missa no Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, começou a 52ª Assembleia Geral dos Bispos da Conferencia Episcopal do Brasil. Participam do evento mais de 300 bispos e assessores. 

Está presente também o representante do Papa Francisco, o Arcebispo Dom Giovanni D’Aniello, núncio apostólico no Brasil. 

A abertura oficial foi feita pela presidência da assembleia na pessoa de seu presidente Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis.
Logo na abertura foram apresentados os novos bispos nomeados pelo Papa Francisco desde a última assembleia geral do episcopado no ano passado. 

Os novos bispos foram acolhidos com muita alegria, fé e esperança!
A assembleia é marcada pelos momentos de reflexão, de oração, de troca de experiências e pelo retiro espiritual. Vão ser discutidos e votados vários documentos como por ex., o tema central sobre a “Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia”, o documento sobre a reforma agrária no séc. XXI -“A Igreja e a questão agrária no início do século 21”, o documento sobre os “Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil", o texto do documento para a discussão sobre o laicato - “Os cristãos leigos e leigas”, etc.
.
No meio da assembleia acontecerá o retiro para os bispos. O pregador do retiro para os bispos vai ser o famoso teólogo italiano, atual Arcebispo de Chieti-Vasto, Dom Bruno Forte, que recentemente foi escolhido secretário especial da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos que acontecerá ainda nesse ano de 2014.


A Diocese de Coari é representada, na 52ª Assembleia Geral da CNBB, pelos bispos eméritos Dom Gutemberg Freire Regis e Dom Joércio Gonçalves Pereira e pelo atual bispo da Diocese de Coari Dom Marcos Piatek.

Peçamos ao Espírito Santos que nos ilumine nesses dias e que Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, nos acompanhe nas nossas reflexões, orações e tomada das decisões em prol da Igreja do Brasil!

sábado, 26 de abril de 2014

RETIRO ESPIRITUAL DO CLERO DA DIOCESE DE COARI-AM



Conforme o Direito Canônico da Igreja Católica “§ 1. Em seu modo de viver, os clérigos são obrigados por especial razão a procurar a santidade, já que, consagrados a Deus por novo título na recepção da ordem, são dispensadores dos mistérios de Deus a serviço de seu povo.
§ 2. Para se encaminharem a essa perfeição:
1° - antes de tudo, cumpram fiel e incansavelmente os deveres do ministério pastoral;
2° - a própria vida espiritual na mesa da sagrada Escritura e da Eucaristia; por isso, os sacerdotes são insistentemente convidados a oferecer todos os dias o sacrifício eucarístico, e os diáconos a participar cotidianamente no seu oferecimento;
3° - os sacerdotes e os diáconos que aspiram ao presbiterado são obrigados a rezar todos os dias a liturgia das horas, de acordo com os livros litúrgicos próprios e aprovados; os diáconos permanentes, porém, rezem a parte determinada pela Conferência dos Bispos;
4° - são igualmente obrigados a participar dos retiros espirituais, de acordo com as prescrições do direito particular;
5° - são solicitados a se dedicarem regularmente à oração mental, a se aproximarem com frequência do sacramento da penitência, a cultuarem com especial veneração a Virgem Mãe de Deus e a usarem de outros meios de santificação, comuns e particulares. / Cân. 276 /”
Para responder às exigências da Igreja, nos dias de 22 a 25 de abril de 2014, o clero da recém criada Diocese de Coari se reuniu para o seu retiro anual. O local escolhido foi a casa de retiro dos Padres Jesuítas no bairro Cidade de Deus, em Manaus. A nossa diocese não tem o local próprio para esse tipo de atividade. Quem sabe, no futuro vamos ter a nossa casa se retiro da Diocese de Coari! 

Todos os padres diocesanos que trabalham na nossa diocese estavam presente, inclusive o nosso diácono transitório e o bispo! O pregador do retiro foi o Rev.mo. Pe. Francisco Agnaldo, atual reitor do Seminário Sant’Ana em Coari.
O tema do retiro foi sobre a “Identidade e Missão do Presbítero”. O coordenador do retiro nos forneceu o material que nos ajudou muito a refletir e rezar sobre a nossa identidade sacerdotal no mundo contemporâneo e sobre a missão do presbítero na nossa sociedade e na nossa diocese. Os momentos de partilha fraterna nos ajudaram e muito para perceber melhor o nosso “Ser” e o nosso “Fazer” como sacerdotes no mundo e na Igreja de hoje.
Gostaria de agradecer a todos os sacerdotes diocesanos da Diocese de Coari pela participação no retiro anual. Com certeza o retiro vai nos animar na nossa missão diária no meio de nosso querido povo! Além disso, gostaria de parabenizar e agradecer ao pregador do Retiro: Pe. Francisco Agnaldo – Deus lhe pague a caridade!   

domingo, 20 de abril de 2014

PASCOA 2014






 “Se vocês foram ressuscitados com Cristo, procurem as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. Quando Cristo se manifestar, ele que é a nossa vida, então vocês também se manifestarão com ele na glória.” (Cl 3, 1-4)


 



PÁSCOA 2014

Páscoa é a passagem da morte para a vida, da escravidão para a liberdade, da cruz para a ressurreição. O sepulcro vazio marca o início da vida nova que não tem fim! Nesse ano, nós da Diocese de Coari, celebramos uma Páscoa toda especial. Passamos de Prelazia à Diocese!





O Santo Padre, Papa Francisco, reconheceu nossa maturidade eclesial e confiou-nos o cuidado pela evangelização de nossa Igreja Particular!





No evangelho de S. Mateus, Jesus Ressuscitado, disse às mulheres: “Não tenhas medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão” (Mt 28,10). A Páscoa está ligada à missão evangelizadora! O Papa Francisco fala da Igreja “em saída”: “Saiamos, saiamos para oferecer a todos a vida de Jesus Cristo” (Evangelii Gaudium, 49).





Na primeira Páscoa da nossa Diocese de Coari e em seu nome desejo-lhe que a presença do Ressuscitado encha de alegria e paz sua vida, ministério e missão. No seguimento do Cristo Ressuscitado: Dom Marcos Piatek, CSsR, Bispo da Diocese de Coari-AM