Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

sábado, 5 de abril de 2014

DOM MARCOS PIATEK PARTICIPOU DA 38ª ASSEMBLEIA NACIONAL DA PASTORAL FAMILIAR (CNPF)



Nos dias 28 a 30 de março de 2014, em Brasília, aconteceu a 38ª Assembleia Ordinária da Comissão Nacional da Pastoral Familiar organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF) da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil. 
O encontro reuniu a Comissão Nacional Familiar; Casais Coordenadores Regionais; Assessores das regionais e os Bispos Referenciais de todo país. O encontro foi realizado na sede do Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília.

O Regional Norte I da CNBB foi representado pelo Pe. Sebastião Sant’Ana, SDN, pároco da Paróquia Guadalupe em Manaus e Assessor Eclesiástico da Pastoral Familiar no Regional Norte I. Estava participando da assembleia o Casal Coordenador da Pastoral Familiar no Norte I da CNBB, Fabrício Oliveira e Adriana Oliveira S., de Manaus. 
Participou do evento também Dom Marcos Piatek, bispo referencial do Regional Norte I da Pastoral Familiar e membro da Comissão Episcopal da Pastoral Familiar. 

Na ocasião, os participantes acolheram o novo membro da Comissão Episcopal para a Família, o bispo de Coari (AM), dom Marcos Piatek.


O primeiro dia (28.03.2014) começou com a celebração eucarística presidida por Dom João Carlos Petrini, bispo de Camacari-BA e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família. Em seguida houve a abertura oficial com boas vindas, a apresentações dos Participantes, leitura e aprovação da programação, e a primeira conferencia. 

O tema da palestra, proferida por Dom Antonio Augusto, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e membro da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, era "A Família Hoje. Como ser um agente da pastoral familiar realmente eficaz para o bem da família”. O primeiro dia terminou com a oração da noite.


O segundo dia da assembleia (29.03.2014) começou com a missa presidida por Dom Marcos Piatek, bispo de Coari-AM e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF). Na parte da manha foram apresentadas? os relatos sobre o Sínodo dos Bispos, as informações sobre o andamento da Secren, as avaliação das ações de 2013. Na parte da tarde foi apresentado o andamento do 01º. Congresso Latino-americano de Pastoral Familiar no Panamá. Como a 38 assembleia era eletiva fizemos a adoração ao Santíssimo Sacramento e a votação para a escolha do novo casal coordenador da Pastoral Familiar no Brasil. 
Conforme o regimento o atual casal Raimundo Velos (Tico) e Vera (Vera Lucia) não podia ser votado porque cumpriram o segundo mandato consecutivo. A assembleia escolheu para o próximo quadriênio o novo casal coordenador nacional: Roque Rhoden e Verônica Melz, do regional Oeste 2 (MT). 

O novo casal coordenador tem 34 anos de vida matrimonial, 04 filhos e mora na cidade de Sinop (MT). A vice coordenação ficou com o casal Marivone e Volnei, do regional Sul 4. Terminada a eleição a assembleia refletiu sobre o Conselho Fiscal da CNPF, sobre Inapaf, sobre os Movimentos e Serviços presentes. Em seguida foi feita a revisão do calendário para 2014. A noite foi feito passeio pela capital do pais visitando os lugares por onde passou o beato papa João Paulo II que será canonizado no dia 27 de abril de 2014. Na Praça dos Três Poderes os participantes da Assembleia (bispos, sacerdotes e casais) rezamos o terço rezando pelo Brasil e pelas famílias brasileiras.
O terceiro dia da assembleia começamos com a missa dominical presidida por Dom Antonio Augusto, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e membro da membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF). Em seguida se apresentou o caminhada da Comissão Episcopal Vida e Família, se aprovou o Conselho Fiscal e as contas de 2013. Ouvimos o relatório sobre o andamento do Congresso Nacional 2014, que será realizado em São Luis do Maranhão, no mês de setembro.
Em seguida falou o casal ex-coordenador (Tico e Vera) que deixaram a CNPF e se apresentou o novo casal coordenador na pessoa de Geraldo e Verônica. Em seguida falaram os bispos presentes e assessores.  Considerações Finais foram feitas por Dom João Carlos Petrini, Presidente da CEPVF, que falou sobre os desafios da família no mundo atual. 
O encontro terminou com a oração do Ângelus e com Bênção de Envio.
A assembleia foi muito enriquecedora, bem organizada, graças ao bonito trabalho de Dom João Carlos Petrini, do casal coordenador Tico e Vera e ao Pe. Rafael Fornasier, Assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família e Secretário Executivo da Pastoral Familiar. A todos que contribuíram com o evento com uma grande competência o nosso muito obrigado! Sagrada Família de Nazaré, rogai por nós! 

A carta do Papa Francisco às Famílias por ocasião do Sínodo:

Queridas famílias,

Apresento-me à porta da vossa casa para vos falar de um acontecimento que vai realizar-se, como é sabido, no próximo mês de Outubro, no Vaticano: trata-se da Assembleia geral extraordinária do Sínodo dos Bispos, convocada para discutir o tema «Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização». Efetivamente, hoje, a Igreja é chamada a anunciar o Evangelho, enfrentando também as novas urgências pastorais que dizem respeito à família.
Este importante encontro envolve todo o Povo de Deus: Bispos, sacerdotes, pessoas consagradas e fiéis leigos das Igrejas particulares do mundo inteiro, que participam ativamente, na sua preparação, com sugestões concretas e com a ajuda indispensável da oração. O apoio da oração é muito necessário e significativo, especialmente da vossa parte, queridas famílias; na verdade, esta Assembleia sinodal é dedicada de modo especial a vós, à vossa vocação e missão na Igreja e na sociedade, aos problemas do matrimónio, da vida familiar, da educação dos filhos, e ao papel das famílias na missão da Igreja. Por isso, peço-vos para invocardes intensamente o Espírito Santo, a fim de que ilumine os Padres sinodais e os guie na sua exigente tarefa. Como sabeis, a esta Assembleia sinodal extraordinária, seguir-se-á – um ano depois – a Assembleia ordinária, que desenvolverá o mesmo tema da família. E, neste mesmo contexto, realizar-se-á o Encontro Mundial das Famílias, na cidade de Filadélfia, em setembro de 2015. Por isso, unamo-nos todos em oração para que a Igreja realize, por meio destes acontecimentos, um verdadeiro caminho de discernimento e adote os meios pastorais adequados para ajudarem as famílias a enfrentar os desafios atuais com a luz e a força que provêm do Evangelho.
Estou a escrever-vos esta carta no dia em que se celebra a festa da Apresentação de Jesus no templo. O evangelista Lucas conta que Nossa Senhora e São José, de acordo com a Lei de Moisés, levaram o Menino ao templo para oferecê-Lo ao Senhor e, nessa ocasião, duas pessoas idosas – Simeão e Ana –, movidas pelo Espírito Santo, foram ter com eles e reconheceram em Jesus o Messias (cf. Lc 2, 22-38). Simeão tomou-O nos braços e agradeceu a Deus, porque tinha finalmente «visto» a salvação; Ana, apesar da sua idade avançada, encheu-se de novo vigor e pôs-se a falar a todos do Menino. É uma imagem bela: um casal de pais jovens e duas pessoas idosas, reunidos devido a Jesus. Verdadeiramente Jesus faz com que as gerações se encontrem e unam! Ele é a fonte inesgotável daquele amor que vence todo o isolamento, toda a solidão, toda a tristeza. No vosso caminho familiar, partilhais tantos momentos belos: as refeições, o descanso, o trabalho em casa, a diversão, a oração, as viagens e as peregrinações, as ações de solidariedade... Todavia, se falta o amor, falta a alegria; e Jesus é quem nos dá o amor autêntico: oferece-nos a sua Palavra, que ilumina a nossa estrada; dá-nos o Pão de vida, que sustenta a labuta diária do nosso caminho.
Queridas famílias, a vossa oração pelo Sínodo dos Bispos será um tesouro precioso que enriquecerá a Igreja. Eu vo-la agradeço e peço que rezeis também por mim, para que possa servir o Povo de Deus na verdade e na caridade. A proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria e de São José acompanhe sempre a todos vós e vos ajude a caminhar unidos no amor e no serviço recíproco. De coração invoco sobre cada família a bênção do Senhor.
Vaticano, 2 de Fevereiro – festa da Apresentação do Senhor – de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário