Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

sábado, 26 de abril de 2014

RETIRO ESPIRITUAL DO CLERO DA DIOCESE DE COARI-AM



Conforme o Direito Canônico da Igreja Católica “§ 1. Em seu modo de viver, os clérigos são obrigados por especial razão a procurar a santidade, já que, consagrados a Deus por novo título na recepção da ordem, são dispensadores dos mistérios de Deus a serviço de seu povo.
§ 2. Para se encaminharem a essa perfeição:
1° - antes de tudo, cumpram fiel e incansavelmente os deveres do ministério pastoral;
2° - a própria vida espiritual na mesa da sagrada Escritura e da Eucaristia; por isso, os sacerdotes são insistentemente convidados a oferecer todos os dias o sacrifício eucarístico, e os diáconos a participar cotidianamente no seu oferecimento;
3° - os sacerdotes e os diáconos que aspiram ao presbiterado são obrigados a rezar todos os dias a liturgia das horas, de acordo com os livros litúrgicos próprios e aprovados; os diáconos permanentes, porém, rezem a parte determinada pela Conferência dos Bispos;
4° - são igualmente obrigados a participar dos retiros espirituais, de acordo com as prescrições do direito particular;
5° - são solicitados a se dedicarem regularmente à oração mental, a se aproximarem com frequência do sacramento da penitência, a cultuarem com especial veneração a Virgem Mãe de Deus e a usarem de outros meios de santificação, comuns e particulares. / Cân. 276 /”
Para responder às exigências da Igreja, nos dias de 22 a 25 de abril de 2014, o clero da recém criada Diocese de Coari se reuniu para o seu retiro anual. O local escolhido foi a casa de retiro dos Padres Jesuítas no bairro Cidade de Deus, em Manaus. A nossa diocese não tem o local próprio para esse tipo de atividade. Quem sabe, no futuro vamos ter a nossa casa se retiro da Diocese de Coari! 

Todos os padres diocesanos que trabalham na nossa diocese estavam presente, inclusive o nosso diácono transitório e o bispo! O pregador do retiro foi o Rev.mo. Pe. Francisco Agnaldo, atual reitor do Seminário Sant’Ana em Coari.
O tema do retiro foi sobre a “Identidade e Missão do Presbítero”. O coordenador do retiro nos forneceu o material que nos ajudou muito a refletir e rezar sobre a nossa identidade sacerdotal no mundo contemporâneo e sobre a missão do presbítero na nossa sociedade e na nossa diocese. Os momentos de partilha fraterna nos ajudaram e muito para perceber melhor o nosso “Ser” e o nosso “Fazer” como sacerdotes no mundo e na Igreja de hoje.
Gostaria de agradecer a todos os sacerdotes diocesanos da Diocese de Coari pela participação no retiro anual. Com certeza o retiro vai nos animar na nossa missão diária no meio de nosso querido povo! Além disso, gostaria de parabenizar e agradecer ao pregador do Retiro: Pe. Francisco Agnaldo – Deus lhe pague a caridade!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário