Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

O clero da Diocese de Coari se reuniu na Missa dos Santos Óleos em Manacapuru



A “Missa da Unidade” ou a “Missa da Diocese” ou ainda a "Missa dos Santos Óleos” acontece normalmente na Quinta-feira Santa. Porém, por motivos pastorais, esta celebração poderá ser antecipada. É o caso da Diocese de Coari que tem uma extensão muito vasta e as distancias entre as paróquias são muito grandes. A Missa da Unidade reúne em torno do Bispo o clero da diocese, todo o povo de Deus, ou ao menos uma boa representação das comunidades paroquiais que formam a diocese. 

Uma vez que esta missa caracteriza-se como uma grande ação de graças a Deus pela instituição do ministério sacerdotal na Igreja, nela, os padres presentes renovam as Promessas Sacerdotais.



Qual o significado do óleo? A palavra “Óleo” é de origem latina, “oleum”, derivada do grego “élaion”, que faz referência ao óleo extraído dos olivais (élaia). Este tem a finalidade de fazer brilhar o rosto (Sl 103,15) e é símbolo da alegria (Sl 44,8). Ser ungido pelo óleo significa a consagração de um ser a Deus, em vista da realeza, do sacerdócio ou de uma missão profética (Ex 29,7). Mesmo edifícios e objetos podem ser consagrados com a unção do óleo (Gn 28,18). 
O ungido por excelência é o Messias, o Cristo, que é o Rei, o Sumo Sacerdote e o Profeta. Símbolo da alegria e da beleza, sinal de consagração, o óleo também alivia as dores e fortalece os cristãos, tornando-os mais ágeis e menos vulneráveis.

Quais são os óleos usados na Liturgia? 
Na Liturgia da Igreja evidencia-se três óleos: Óleo dos Enfermos, Óleo dos Catecúmenos e Óleo do Santo Crisma. Os dois primeiros Santos Óleos são abençoados, e o terceiro é consagrado pelo Bispo junto com todo o seu presbitério.
O Óleo dos Catecúmenos concede a força do Espírito Santo àqueles que serão batizados, para que possam como Cristo, serem fortalecidos contra mal. O batizando é ungido com o óleo dos catecúmenos, no peito.
O Óleo dos Enfermos é um sinal sensível utilizado na Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.
O Santo Crisma é um óleo perfumado, utilizado nas unções dos seguintes sacramentos: 1. Depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte. 2. Na Confirmação é o símbolo principal da consagração, também na fronte. 3. Depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do néo-sacerdote. 4. Depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo.
Também é usado em outros ritos consecratórios, como na dedicação de uma Igreja, na consagração de um altar, quando o Santo Crisma é espalhado sobre o altar e sobre as cruzes de consagração que são colocadas nas paredes laterais das igrejas dedicadas (consagradas). Antigamente, os Óleos eram guardados dentro de um pequeno sacrário, costume este que está voltando em muitas comunidades, como sinal de respeito.
O clero da Diocese de Coari se reuniu nos dias 02 e 03 de abril de 2014 em Manacapuru. O primeiro dia foi dedicado à confraternização e o segundo, na parte da manhã, houve o momento de formação, de espiritualidade, coordenado pelo Pe. Zenildo Lima, secretário executivo do Regional Norte 1 da CNBB. 

Na parte da noite houve a celebração da Missa dos Santos Óleos na igreja matriz Nossa Senhora de Nazaré. Da solene celebração eucarística, presidia por Dom Marcos Piatek, participaram todos os padres (menos um) que trabalham atualmente na Diocese de Coari. Na sua pregação o bispo mostrou o significado e o valor da celebração e agradeceu ao clero pelo zelo e a dedicação na evangelização do nosso povo!
Após a homilia houve o momento forte da renovação das Promessas Sacerdotais feitas pelo clero nas mãos de seu bispo: era o momento bonito da comunhão presbiteral! Em seguida foram abençoados e consagrados os óleos. No final da celebração eucarística cada pároco recebeu os santos óleos que vão ser usados nas celebrações dos sacramentos e outras celebrações especiais.

Terminada a solene celebração eucarística dos santos óleos houve, no centro comunitário da paróquia de Nazaré, uma singela confraternização.
A todos os sacerdotes que participaram da liturgia e, sobretudo às paróquias Cristo Libertador e N. Senhora de Nazaré, os nossos cordiais agradecimentos. Que Jesus, o Único e Sumo Sacerdote, abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário