Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

segunda-feira, 2 de junho de 2014

CRISMA E FESTA DE N. SENHORA DAS GRAÇAS EM CODAJAS-AM



Nos dias 30 e 31 de maio de2014, na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Codajás, aconteceu o ponto alto dos festejos em homenagem à Padroeira de Codajás. 
Na sexta-feira, dia 30 de maio, foi celebrado com muita fé e alegria o Sacramento da Confirmação. Na Praça de Dom Mário, superlotada, os 81 jovens fizeram os seus compromissos para com Deus, consigo mesmos e para com a Igreja Católica. 
A liturgia foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da diocese de Coari e concelebrada por Pe. Valdivino Araújo, pároco e por Antônio Carlos, diácono da paróquia. 
Os jovens, numa maneira madura e livre, assumiram a sua responsabilidade pelas suas famílias, pela suas comunidades, pelas pastorais... 
Os crismandos tornando-se maduros e adultos na fé comprometeram-se com a evangelização - missão! 
Peçamos que o Espírito Santo seja a força transformadora na vida dos novos crismandos!

No dia 31 de maio de 2014 se celebrou a festa principal em homenagem a Nossa Senhora das Graças, a Senhora de Codajás! 
A primeira santa missa aconteceu às 07:00h da manhã durante a qual Dom Marcos Piatek instalou os 34 Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e os 10 Ministros da Palavra. Da missa participaram também os idosos e os doentes. Logo após a celebração eucarística houve um gostoso café regional no Centro Comunitário Irmã Serafina. A missa das 09:00hs era destinada para as crianças e os/as coroinhas. Às 11:00hs a missa era para a família com 07 casamentos. Estas duas últimas missas foram celebradas pelo Pe. Valdivino Araújo, pároco da paróquia. Ao meio-dia foi rezado o Angelus para toda a cidade através das ondas da Rádio Açaí FM.

Na parte da tarde as atividades religiosas começaram às 17:30h com a solene procissão pelas ruas da cidade. 
A procissão foi muito bem organizada e com maciça participação dos fiéis. Vieram muitas pessoas também das comunidades ribeirinhas. Através da procissão o povo expressava a sua fé em Deu Uno et Trino e o seu carinho para com a Mãe de Jesus sub o título Nossa Senhora das Graças. 
Este ano a paróquia arrumou uma nova e linda berlinda para a imagem de Nossa Senhora das Graças.

Logo após a procissão houve lugar a solene celebração eucarística. A missa festiva foi presidida pelo bispo da diocese de Coari, Dom Marcos Piatek. Concelebraram junto com ele o Pe. Valdivino Araújo e o diácono Antônio Carlos. Na sua pregação o bispo comentou o tema da festa desse ano, que foi tirado da Sagrada Escritura: “Eu e a minha família serviremos ao Senhor” (Josué 24,15). 
No final da missa o Pe. Valdivino Araújo deu uma bonita notícia para os paroquianos. Ele disse: “Levando em consideração as necessidades espirituais e matérias da nossa paróquia, depois de consultar várias pessoas e o nosso bispo Dom Marcos Piatek, decidimos começar a construir a nova matriz de Codajás”. O povo aplaudiu longamente a alegre boa nova do pároco e prometeu colaborar na nova construção! 
Terminada a missa houve a tradicional coroação de Nossa Senhora com uma linda apresentação feita pelos jovens da paróquia. 
Os jovens artistas apresentaram vária famílias que se encontram na Bíblia. Foi um momento muito emocionante.
Todas as noites do novenário, após as celebrações à noite, se realizava, na Praça Dom Mário, o famoso arraial feito com grande dedicação pelos paroquianos. Tem pessoas que se dedicam a esse trabalho há vários anos com muito amor. O novenário foi o tempo de oração e de muito trabalho!  
Que Deus abençoe toda a paroquia e que Nossa Senhora das Graça cubra a cada um com seu manto sagrado. Nossa Senhora das Graças, senhora de Codajás, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário