Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

sábado, 10 de janeiro de 2015

ENCONTRO - ESTUDO SOBRE A FAMÍLIA EM CODAJÁS!

A Paróquia Nossa Senhora das Graças, coordenada pelo Pe. Valdivino Araújo, organizou nos dias 07 e 08 de Janeiro de 2015, a reflexão pastoral sobre a família. O encontro aconteceu no Centro Comunitário Irmã Serafina e participaram dele cerca de 200 pessoas. 
 


Para a Igreja, a família assume uma importância toda particular, e, no momento em que todos os fiéis são convidados a sair de si mesmos, é preciso que a família se redescubra como sujeito imprescindível para a evangelização (Papa Francisco). Lembramos o testemunho missionário de tantas famílias. A família é “escola de humanidade” (Gaudium et Spes, 52). São João Paulo II definiu a família como “caminho da Igreja” e disse, que na família se vive o seu chamado à santidade (cf. Familiaris Consortio, 13). 



No primeiro dia, o Pe. Valdivino Araújo falou sobre os valores e os desafios que norteiam a vida familiar nos dias de hoje. No segundo dia, Dom Marcos Piatek, bispo da diocese de Coari, apresentou os assuntos ligados com os dois sínodos dos bispos sobre a família. O III Sínodo Extraordinário, realizado de 05 a 19 de 2014, teve como tema” Os desafios pastorais sobre a família, no contexto de evangelização”. 



O XIV Sínodo dos Bispos, que se reunirá de 5 a 25 de outubro de 2015, no Vaticano, terá como tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”. Gostaria de parabenizar o Pe. Valdivino e a paróquia de Codajás por ter organizado o encontro familiar! 

Sagrada Família, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário