Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

PE. ZENILDO LUIZ PEREIRA DA SILVA, CSsR, É O NOVO PÁROCO DA PARÓQUIA CATEDRAL SANT’ANA E SÃO SEBASTIÃO EM COARI-AM



No dia 04 de Janeiro de 2015, quando a Igreja celebrava a festa da Epifania do Senhor, a Paróquia Catedral de Coari recebeu o novo pároco na pessoa do Padre Zenildo Luiz Pereira da Silva, Missionário Redentorista. Pe. Zenildo Luiz nasceu aos 06 de Junho de 1968 e é capixaba de nascimento (Linhares). Com 5 anos de idade a família se transferiu para a cidade de Cacoal, em Rondônia. Os pais dele já faleceram e tem vários irmãos. 

Foi ordenado sacerdote aos 11 de Agosto de 2001 e é Missionário Redentorista da V-Província CSsR do Amazonas. Durante 07 anos era pároco na Paróquia de Nazaré em Manacapuru; trabalhou por 03 anos como pároco no bairro Educandos em Manaus; se dedicava durante vários anos à educação dos vocacionados redentoristas; durante os últimos 04 anos era Superior da V-Província dos Missionários Redentoristas do Amazonas.
 


Na sua primeira entrevista, na Rádio Educação Rural de Coari, ele disse: “Sou instrumento de Deus ao serviço do Povo de Deus ...Venho em nome de Deus, em nome do Evangelho, em nome da Igreja...”. Falando sobre o seu trabalho pastoral na paróquia de Nazaré, em Manacapuru, disse: ”A paróquia de Nazaré me ensinou a ser padre, me ajudou a tomar consciência de sermos comunidade – Igreja de Comunhão, de Participação, de Missão... Precisamos ir ao encontro ao povo... 


Precisamos ter coragem de servir... Precisa ter abertura e avançar mais junto com os leigos”.
A liturgia da “Tomada de posse” foi celebrada na catedral às 19:30h com o templo superlotado! A celebração foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da diocese de Coari. Participaram da Eucaristia também o Pe. Elcivan, coordenador diocesano de pastoral e o Pe. Raimundo Elson, CSsR, vigário paroquial e diretor da Radio Educação Rural de Coari. Na sua pregação o bispo explicou o significado da festa da Epifania e falou sobre a importância e o significado religiosa da tomada de posse de um pároco. Foi lembrada brevemente a trajetória da vida do Pe. Zenildo Luiz e as três principais tarefas como pároco: ensinar (pregação, catequese, cursos), santificar (Eucaristia, confissão, doentes, necessitados) e governar (servir, lavar pés).
 

Logo após a homilia foi lido o decreto (provisão) da nomeação do novo pároco. Em seguido o Pe. Zenildo fez a profissão pública da fé e foi interrogado pelo bispo sobre a sua nova missão. Depois das perguntas o novo pároco recebeu três símbolos do seu ministério: água e óleo para o batismo; estola para confissão, chave do Sacrário. O ritual da tomada de posse terminou com o Juramento de Fidelidade.
 



Em nome da Diocese de Coari agradeço, nas mãos do atual superior dos redentoristas do Amazonas o Pe. Ronaldo Mendonça e do Governo da Missão Redentorista do Amazonas, por ter nos oferecido o Pe. Zenildo Luiz Pereira da Silva como pároco da paróquia catedral de Sant’Ana e São Sebastião, em Coari! 



Ao novo pároco da paróquia Sant’Ana e São Sebastião desejamos a copiosa bênção de Deus, proteção constante de N. S. do Perpétuo Socorro e a ternura de Sant’Ana, Padroeira da nossa diocese! 

Sant’Ana, rogai por nós!











Nenhum comentário:

Postar um comentário