Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

A ABERTURA DO ANO SANTO DA MISERICORDIA NA DIOCESE DE COARI



No dia 13 de Dezembro de 2015 aconteceu, na catedral de Coari, a abertura do Ano Santo da Misericórdia. 

A celebração começou na Praça Cristo Redentor e, em seguida, a procissão chegou até a catedral de Sant’Ana onde o Dom Marcos Piatek presidiu a abertura da Porta Santa da Misericórdia. 

Em cima da Porta Santa foi pintado o logo da Ano Santo e a frase – tema do Ano Jubilar: “Misericordiosos como o Pai”. 


Especialmente confeccionada para o Ano Santo, a Porta Santa, tem duas esculturas: 

a imagem da Imaculada Conceição de Maria e a imagem do filho pródigo. Maria Imaculada nos lembra que o Ano Santo começou no dia 08 de Dezembro. A parábola do filho pródigo nos mostra Deus justo e, sobretudo, um Deus Misericordioso, que nos ama. 

A Porta Santa nos conduziu direto para o Santíssimo Sacramento porque a nossa porta é Jesus Cristo! 

No começo da Santa Eucaristia, durante o ato penitencial, todos foram aspergidas com a água benta lembrando o nosso batismo: a Porta do Batismo nos introduziu na vida cristã e eclesial. 

Durante a homilia o bispo explicou as leituras bíblicas e deu principais orientações sobre o Ano Santo e como devemos vivenciar o Ano Santo da Misericórdia. 

A solene celebração da abertura do Ano Santo e da Abertura da Porta da Misericórdia contou com a maciça participação dos fiéis! 

A catedral ficou pequena e uma multidão estava participando e rezando fora da igreja através do telão. 

Toda a celebração foi transmitida pelo Rádio Educação Rural de Coari e pelo Canal 09 da TV Rede Vida. 

Da Santa Missa, presidida por Dom Marcos Piatek, participaram os padres: Pe. Zenildo, CSsR (pároco da catedral), Pe. Elcivan (pároco de São Pedro), Pe. Felipe Jorge (vigário paroquial da Paróquia Nazaré em Beruri), Pe. Adeilson (vigário paroquial de São Pedro) e Pe. Pedro (pároco da catedral de Tefé). 


Estavam presentes as irmãs religiosas, alguns seminaristas da diocese de Coari e dos Missionários Redentoristas. A liturgia da abertura do Ano Santo na Catedral de Coari foi muito bonita e bem preparada. 

 





A todos que se dedicaram com fé e zelo na preparação desta solene celebração vai o nosso muito obrigado. 



Peçamos ao Pai Misericordioso e cheio de bondade para que saibamos aproveitar o Ano Santo do Misericórdia para aprofundar a nossa fé, renovar a nossa esperança, construir o Reino de Deus através das obras de Misericórdia, santificar a nossa vida e evangelizar melhor ainda. Sant’Ana, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário