Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

sábado, 25 de abril de 2015

A 53ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB


Nos dia 14 a 24 de abril de 2015 realizou-se, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a 53ª Assembleia Gral dos Bispos do Brasil (CNBB). Participaram dela cerca de 500 pessoas, entre bispo e assessores. Foi cumprida uma agenda muito extensa! 

A diocese de Coari foi representada por dom Marcos Piatek e pelos bispos eméritos: Dom Gutenberg e Dom Joércio. Durante a Assembleia Geral da CNBB foram aprovadas as novas DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2015 - 2019. As novas Diretrizes Gerais da CNBB (DGAE: 2015-2019) tem a seguinte composição: INTRODUÇÃO; Cap. I: PARTIR DE JESUS CRISTO; Cap. II: MARCAS DE NOSSO TEMPO; Cap. III: URGÊNCIAS NA AÇÃO EVANGELIZADORA; Cap. IV: PERSPECTIVAS DE AÇÃO; CONCLUSÃO; ANEXO - INDICAÇÕES DE OPERACIONALIZAÇÃO.
Durante a 53ª AG foi apresentado novamente o tema sobre os leigos: ”Cristãos Leigos e Leigas, Sujeitos na Igreja e na Sociedade. Sal da Terra e Luz do Mundo (cf. Mt 5,13-14)”. Como o assunto é muito complexo, o documento vai ser de novo aprofundado e reapresentado na próxima AG da CNBB no ano que vem.
No decorrer dos trabalhos da AG as Comissões Episcopais da CNBB apresentaram os seus trabalhos e as sua avaliações durante o último quadriênio. Também os Organismos do Povo de Deus fizeram a mesma coisa: Conselho Nacional do Laicato; Conselho Nacional dos Presbíteros; Conselho Nacional dos Diáconos; Conferencia Nacional dos Institutos Seculares; Conferencia dos Religiosos do Brasil; Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB). Colégio Pio Brasileiro; Projeto Comunhão e Partilha; Carítas - Fundo de Solidariedade; Ano da Paz; Reforma Política; Escolas de Formadores; Pesquisa: Perfil do clero; CIMI; Amazônia; Pesquisa Obras Sociais; Signos Brasil.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, durante sua 53ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP), divulgou algumas mensagens e notas muito importantes: 1. Nota sobre o momento nacional; 2. Mensagem aos diáconos permanentes; 3. Mensagem de solidariedade aos cristãos perseguidos e ao povo armênio; 4. Mensagem às pessoas da Vida Consagrada, por ocasião do Ano da Vida Consagrada.
Este ano era o ano eleitoral para a escolha da presidência nacional da CNBB, para a presidência dos Regionais da CNBB e para os presidentes das Comissões Episcopais das diversas Pastorais. Durante a AG foi eleita a nova presidência da CNBB para o período 2015-2019. 

Para o Presidente da CNBB foi eleito Dom Sérgio da Rocha (arcebispo de Brasília); para o Vice-presidente Dom Murilo Krieger (arcebispo de Salvador e primaz do Brasil) e para o Secretário Geral da CNBB foi escolhido Dom Leonardo Steiner (bispo auxiliar de Brasília).


Durante a 53ª AG da CNBB foram eleitos os 12 presidentes das Comissões Episcopais. 1. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada foi escolhido Dom Jaime Spengler, OFM (arcebispo metropolitano de Porto Alegre - RS). 2. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato foi escolhido Dom Severino Clasen, OFM Cap. (bispo de Caçador - SC). 3. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial foi escolhido Dom Esmeraldo Barreto de Farias, (bispo auxiliar de São Luís - MA). 4. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-catequética foi escolhido Dom José Antônio Peruzzo (arcebispo de Curitiba - PR). 5. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé foi escolhido Dom Pedro Carlos Cipollini (bispo de Amparo (SP). 6. O presidente da Comissão para Liturgia foi escolhido Dom Armando Bucciol (bispo de Nossa Senhora do Livramento - BA). 7. O bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ), Dom Francisco Biasin para presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB. 8. O bispo de Ipameri (GO), Dom Guilherme Werlang foi escolhido para presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB. 9. O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), Dom João Justino de Medeiros Silva foi escolhido para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 10. O bispo auxiliar de Caxias do Sul (RS), Dom Vilsom Basso, SCJ, foi eleito para presidir a Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 11. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) foi eleito o bispo de Osasco (SP), Dom João Bosco Barbosa de Sousa, OFMCap. 12. Para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi escolhido o bispo titular de Tito e auxiliar de Aparecida (SP), Dom Darci José Nicioli, CSSR.

Durante a 53ª Assembleia Gral da CNBB foram feitas as eleições para a presidência dos Regionais da CNBB. O Regional Norte 1 da CNBB fez a seguinte escolha para o período 2015-2019: Dom Mário Antonio da Silva, bispo de Manaus, (presidente), Dom Marcos Piatek (vice-presidente), bispo de Coari e, Dom Fernando Barbosa (secretário), bispo de Tefé. 

Agradecemos ao Senhor pelo trabalho dedicado da presidência anterior do nosso Regional Norte 1 da CNBB: Dom Roque Paloschi (presidente), bispo de Roraima; Dom Mário Antônio da Silva (vice-presidente), bispo de Manaus e, Dom Edson Tasquetto Damian (secretário), bispo de São Gabriel da Cachoeira.
Foram efeitos também os representantes da CNBB junto ao CELAM e para o próximo Sínodo dos Bispos sobre a Família (Outubro de 2015). 

Peçamos a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, para que a Igreja do Brasil seja copiosamente abençoada e saiba cada vez melhor evangelizar!

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Começou a 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)



Começou hoje (15.04.2015) a 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A assembleia se realiza no Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP). O evento iniciou às 7:30h, aos pés da Mãe Aparecida, com a solene celebração eucarística presidida pelo Cardeal Raymundo Damesceno Assis, atual presidente da CNBB. Logo em seguida os participantes se dirigiram para o Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, CSSR. 

A abertura oficial iniciou com a celebração da Palavra de Deus e com a entronização da imagem de N. S. Aparecida. Em seguida discursaram: o prefeito de Aparecida, o Sr. Márcio Siqueira, dando boas vindas, em nome da população de Aparecida, aos participantes da 53ª AG da CNBB. Em seguida falou o Reitor do Santuário Nacional, Pe. João Batista de Almeida, CSSR, que até o ano passado era pároco da catedral de Coari-AM. Os redentoristas são guardiões do santuário desde o ano de 1894. 

Ele deu boas vindas a todos os participantes em nome dos Missionários Redentoristas, leu a mensagem do Superior Provincial de São Paulo, Pe. Rogério Gomes, CSSR, e colocou todo o santuário à disposição da reunião da CNBB. Terminada a fala do reitor do santuário falou o Sr. Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello. O Sr. Núncio agradeceu o convite da CNBB feito a ele e ao mons. Tomasz Grysa, conselheiro jurídico da nunciatura. O Sr. Núncio trouxe a bênção do Papa Francisco e lembrou alguns temas importantes que vão nortear a 53ª AG da CNBB: 50 anos de conclusão do Vat. II, o 14 sínodo dos bispos sobre a família, o tema do papel dos leigos na Igreja e na sociedade, etc. 

O senhor núncio se colocou à disposição dos bispos para atender as suas alegrias e preocupações. A parte mais importante da abertura coube ao cardeal Raymundo Damasceno Assis. Dom Damasceno anunciou, que o tema central vai elaborar as Diretrizes Pastorais da CNBB 2015-2019. O tema prioritário vai tratar do papel dos leigos na vida da Igreja e da sociedade. Foi lembrado que esta assembleia é eleitoral. 

Vai ser eleito o novo presidente da CNBB, o seu vice-presidente, secretar geral e os 12 presidentes das Comissões Pastorais Episcopais para os anos 2015-2019. A assembleia é o tempo para reflexão, para comunhão e para oração. Por isso vamos ter o retiro espiritual dirigido por Dom Geraldo Lyrio, arcebispo de Mariana-MG. Na parte da manhã falaram ainda Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB e, o Vice-Presidente da CNBB, Dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luis do Maranhão. 

Na parte da tarde começamos com a oração das “Quinze Horas” e com a apresentação da conjuntura socioeconômica e eclesial no Brasil. A parte da analise da conjuntura nacional coube ao prof. Rubens Recupero, ex-ministro da Fazenda no governo Itamar Franco. A conjuntura eclesial foi apresentada por mons. Joel, do clero do Rio de Janeiro. Depois de um intervalo rezamos as Vésperas. Logo depois a Comissão das Diretrizes apresentou o seu trabalho sobre as novas diretrizes. 

Em seguida foram feitos vários grupos para refletir o texto das novas diretrizes. Após a janta foram feitos encontros em grupos temáticos. Encerramos os trabalhos pouco antes das 22:00h. A diocese de Coari é representada, na 53ª AG da CNBB, por Dom Marcos Piatek e por dois bispos eméritos: Dom Gutemberg e Dom Joércio. Aos pés da Mãe Aparecida colocamos a caminhada da nossa diocese. Contamos também com as vossas orações!

JUBILEU DOS 40 ANOS DA FUNDAÇÃO DA PAROQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO EM ANORI-AM



No dia 12 de abril de 2015, segundo domingo de páscoa, celebramos o Jubileu Esmeralda da paróquia da Imaculada Conceição em Anori. Acontecimento muito bonito e significativo marcado pela alegria e gratidão! O tema do jubileu foi: “40 anos sob a proteção da Imaculada Conceição anunciando Jesus Cristo". O jubileu foi preparado durante um ano, sobretudo pelas Santas Missões realizadas pelos Missionários Redentoristas de Manaus.

A celebração do Jubileu começou com a carreata pelas comunidades urbanas da paróquia convidando todo o povo para a missa festiva. Às 18:00h começou a solene Eucaristia presidida por Dom Marcos Piatek. Da solene ação de graças participaram dois bispos, todo especiais: Dom Gutemberg Freire Régis, CSSR, bispo emérito de Coari e Dom Eloi Roggia, bispo da Prelazia de Borba, que durante vários anos era pároco em Anori. 

Foi o dom Gutemberg, que há 40 anos atrás fundou a paróquia da Imaculada Conceição em Anori! Estavam também concelebrando a Santa Missa os antigos párocos: Pe. Nelson Taffarel, Pe. Manuel Suarez, Pe. Elcivan Alencar, Pe. Antônio França e o atual pároco o Pe. Márcio Roberto Pereira Campos. Da diocese de Coari vieram: o Pe. Assis, da paróquia P. Socorro em Coari, Pe. Luis Carlos, da paróquia Cristo Libertador, Pe. Jorge Felipe da paróquia N. S. Nazaré em Beruri. 

Junto com Pe. Antônio França, vieram, da Diocese de São José dos Campos, os padres: Pe. Dimas, Pe. Geraldo e Pe. Cláudio. Durante a Eucaristia agradecemos a Deus por todos aqueles que contribuíram na implantação e no desenvolvimento da paróquia da Imaculada Conceição em Anori. 

Além dos sacerdotes, agradecemos às Irmãs Franciscanas Missionárias, que trabalham na paróquia antes da fundação e até os dias de hoje colaboram na evangelização! A nossa gratidão vai, sobretudo aos números leigos, catequistas, lideranças, dirigentes, etc! Após os agradecimentos feitos pelo Pe. Márcio Roberto, o atual pároco, e depois de recebemos a bênção final, houve o show da Banda Kirios de Codajás e a entrega dos troféus do tornei de futsal organizado em homenagem à paróquia! 

Peçamos a Deus todo Poderoso que continue a abençoar a comunidade paroquial e que a Maria Imaculada nos leve ao encontro com Jesus Ressuscitado para que saibamos construir o Reino de Deus nas terras de Anori!

segunda-feira, 13 de abril de 2015

FESTA DE SANTO ANTONIO NA COMUNIDADE TERRA NOVA, NO INTERIOR DE ANORI



No dia 11 de abril de 2014 foi celebrada, com muita fé e alegria, a festa de Santo Antônio na Comunidade Terra Nova, que faz parte da paróquia Imaculada Conceição em Anori-AM. 

A festa de Santo Antônio é celebrada no dia 13 de junho, mas por causa da cheia do Rio Solimões, os festejos muitas vezes são antecipados. Assim aconteceu na Comunidade Terra Nova. Santo António nasceu em Lisboa (Portugal) aos 15 de agosto 1191-1195 e, morreu em Pádua (Itália). Primeiramente foi frade agostiniano no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa. 


Tornou-se franciscano em 1220 em Coimbra e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. No ano de 1221 fez parte do Capítulo Geral da Ordem Franciscana de Assis, a convite do próprio São Francisco de Assis, o fundador, que o convidou também a pregar contra os albigenses na França. 

Foi transferido depois para Bolonha e em seguida para Pádua, onde morreu aos 36 (ou 40) anos. A Comunidade Terra Nova possui poucas casas, mas é uma comunidade dinâmica. A comunidade tem uma escolinha e uma capelinha muito simples. A santa missa é celebrada na comunidade só algumas vezes por ano por falta de sacerdote. A fé é sustentada pelos leigos que celebram o culto dominical e outras práticas religiosas. 

Foram eles que preparam o festejo desse ano. A missa festiva foi presidida por Dom Marcos Piatek, por Pe. Márcio Roberto P. Campos (pároco) e por dois sacerdotes vindos da diocese São José dos Campos SP, amigos do Pe. Márcio: Pe. Geraldo e Pe. Cláudio. Apesar da simplicidade do ambiente, a natureza enfeitou a festa e a fé do povo deu um toque muito festivo. 

Após a santa missa foi celebrada a procissão com o andor levando o glorioso Santo Antônio pelos campos da comunidade. Além da festa religiosa, houve também a festa profana: torneio de futebol, música, etc. Santo Antônio, rogai por nos!