Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

terça-feira, 23 de setembro de 2014

DOM FERNANDO BARBOSA DOS SANTOS, CM, ASSUMIU A PRELAZIA DE TEFÉ-AM



No último domingo, dia 21 de setembro de 201, a Prelazia de Tefé celebrou solenemente a acolhido de seu novo bispo, na pessoa de Dom Fernando Barbosa dos Santos, CM. Dom Fernando Barbosa dos Santos nasceu no dia 5 de março de 1967 na cidade de Sertânia (PE). 
Estudou filosofia no Instituto de Filosofia dos Salesianos em Recife (PE) e, em 1991, concluiu os estudos teológicos no Instituto Regional de Pastoral em Belém-PA. Foi ordenado presbítero em 1996 e pertence à Congregação da Missão (CM). 
Foi o Superior Provincial da Província Lazarista de Fortaleza (2003-2006 e 2006-2009) e depois, ecônomo da Província Lazarista de Fortaleza (desde 2009 até o momento da nomeação episcopal). Dom Fernando foi nomeado bispo de Tefé, no dia 14 de maio de 2014, pelo papa Francisco. A sagração episcopal aconteceu na Catedral de Fortaleza, dia 28 de agosto de 2014. O lema dele é “Servo de Cristo para a Missão”. Dom Fernando Barbosa dos Santos, ao longo da história, é o primeiro Bispo não Espiritano da Prelazia de Tefé!

A prelazia de Tefé (AM) estava vacante desde dezembro de 2012, com a transferência de dom Sérgio Eduardo Castriani para a arquidiocese de Manaus (AM). Ele tem uma longa e bonita história. A Prefeitura Apostólica de Tefé foi criada a 23/05/1910 pela Bula 'Cum ex nímia Dioecesis Amazonum' do Papa Pio X, desmenbrada da então Diocese do Amazonas (hoje Aquidiocese de Manaus). 
A 11/08/1950, pela Bula 'Quum DeoAdjuvante' do Papa Pio XII, foi elevada a Prelazia e confiada aos cuidados da Congregação do Espírito Santo. Desde a sua criação, como Prefeitura Apostólica em 1910, passaram por ela dois prefeitos apostólicos, um administrador apostólico, e depois de ter sido eregida diocese, três bispos prelados. Monsenhor Fernando será o quarto bispo prelado da história de Tefé.

A Prelazia tem uma superfície de 264.669 Km² e uma população estimada em 237.782 habitantes. Compreende 10 municípios: Itamarati ,Carauari, Juruá, Jutaí,  Fonte Boa, Uarini, Alvarães, Maraã,  Japurá, Tefé. Existem cerca de 405 Comunidades Ribeirinhas e 40 urbanas. As Comunidades indígenas são num total de 88, distribuídas em 15 povos diferentes, totalizando 8500 indígenas. A Prelazia de Tefé é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente à arquidiocese de Manaus, e ao regional Norte 1 (Norte do Amazonas e Roraima) da CNBB.

A liturgia da tomada de posse aconteceu durante a missa campal em frente a catedral da Santa Tereza d’Ávila. Foi lida a bula papal da nomeação do Dom Fernando. Ato de posse foi feito por Dom Sérgio Eduardo Castriani, arcebispo de Manaus, na presença dos bispos do Regional Norte 1, das sacerdotes, religiosos\as e numerosos fieis. A liturgia foi muito bonita!

Na parte da manhã alguns bispos e alguns visitantes foram, de dois barcos, para visitar a Missão onde começou a obra missionária dos Padres Espiritanos. 
O local é muito lindo com uma igreja bonita e um grande convento dos padres espiritanos, que era um grande centro religioso e cultural. 
Hoje o enorme prédio serve para retiros e encontros. Lá se encontra também o cemitério onde descansam vários missionários espiritanos.

A diocese de Coari foi representada por Dom Marcos Piatek, pelo Pe. Fr. Agnaldo Barbosa, reitor do Seminário Sant’Ana, em Coari e, alguns fieis vindos de Coari. 
Fomos muito bem acolhidos pela Prelazia de Tefé, a nossa igreja vizinha! Pela calorosa recepção, nas mãos do Pe. Pedro Schewior, que era o Administrador da Prelazia, expressamos a nossa gratidão e oração: Deus lhes pague!

Que Deus abençoe a nova caminhada de Dom Fernando Babosa dos Santos e de toda a Prelazia de Tefé. 
Santa Tereza d’Ávila, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário