Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

EM MANAUS ACONTECEU A 42ª ASSEMBLEIA DA CNBB DO REGIONAL NORTE I



Nos dias de 15 a 18 de setembro de 2014 aconteceu, em Manaus, na casa de retiro “Maromba”, a 42ª assembleia do Regional Norte I da CNBB. O Regional Norte I é composto por seguintes Igrejas Particulares: 1. Arquidiocese de Manaus; 2. Diocese de Alto Solimões; 3. Diocese de Roraima; 4. Diocese de São Gabriel da Cachoeira; 
5. Diocese de Parintins; 6. Diocese de Coari; 7. Diocese de Tefé; 8. Diocese de Borba; 9. Diocese de Itacoatiara. Estavam presentes todos os bispos do regional, inclusive o recém-nomeado bispo coadjutor de Alto dos Solimões, Pe. Adolfo, Missionário Xaveriano espanhol. O único que faltou foi o bispo de Tefé, que assumirá a prelazia no dia 21 de setembro de 2014.  
A Diocese de Coari for representada pelos seguintes pessoas: Dom Marcos Piatek, bispo diocesano, Pe. Elcivan Alencar, coordenador diocesano de pastoral, Pe. Raimundo Gordiano, vigário geral da nossa diocese e representante do clero do regional e o Sr. Mario, coordenador da CPP da Paróquia Cristo Libertador.

A assembleia teve a seguinte programação. Tema Central: “Comunidade de comunidades: uma nova Paróquia”. Outros temas que foram tratados: 1.Tema Prioritário: Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade (Doc. Estudos 107 – CNBB). 2.Temas de Destaque foram os seguintes: 1.Partilha das Diocese e Prelazias. 2. Juventude. 3.Campanha da Fraternidade de 2015. 4.13º Intereclesial das CEBs. 5.Comunicações Pastorais.

O encontro dos bispos, dos representantes das dioceses e prelazias, dos superiores maiores dos\as religiosos\as começou no dia 15 de setembro à noite com a solene abertura. Iniciamos os trabalhos invocando a luz do Espírito Santo rezando as Vésperas. A abertura oficial coube a Dom Sérgio E. Castriani, arcebispo de Manaus. O arcebispo deu boas vindas a todos e apresentou o significado da assembleia regional e o seu tema central. 
Em seguida o Pe. Zenildo Lima apresentou a pauta da assembleia e os temas dos destaques, que foram aprovados pela assembleia. Na ausência de Dom Roque, presidente do Regional Norte I, o Pe. Zenildo como secretário executivo do regional, apresentou o relatório da presidência do regional no último ano das atividades.

O segundo dia (16.09.2014) começamos com a solene celebração eucarística presidida por Dom Elói, bispo da Prelazia de Borba, que naquele dia celebrava o seu aniversário natalício. A sessão pela manha foi coordenada por Dom Mário Antônio da Silva, vive-presidente do Regional Norte I. A primeira sessão foi dedicada às apresentações dos momentos marcantes na vida das nossas igrejas locais. 
Dom Marcos Piatek, bispo da diocese de Coari, apresentou os destaques do último ano na nossa diocese, sobretudo o Ano Jubilar da Prelazia de Coari e a criação – instalação da Diocese de Coari. Na segunda sessão nos debruçamos sobre o Documento nº 100 da CNBB: “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia. A conversão pastoral da paróquia”. 
A introdução ao tema foi feita por Dom Sérgio E. Castriani, Arcebispo de Manaus e presidente da Comissão Episcopal da CNBB, que elaborou o documento que foi aprovado na última Assembleia Geral da CNBB deste ano. Terminada a apresentação de Dom Sérgio partimos para o trabalho em grupos: os bispos, os presbíteros, os diáconos permanentes, os consagrados e os leigos. A parte da tarde iniciou com a “Oração das Quinze Horas” e com alguns relatórios das pastorais (Serviço de Animação Liturgica, Pastoral do Idoso, etc. 
Em seguida retomamos o tema central sobre a conversão pastoral nas paróquias. Os grupos que trabalhavam na parte da manhã apresentaram em plenário os resultados de seus trabalhos. Pe. Zenildo Lima, secretário executivo do regional, apresentou as suas inquietações à luz do Documento 100 da CNBB e as observações feitas pelos grupos de reflexão. 
Foi uma partilha muito enriquecedora! Após o intervalo, foram abordados alguns temas de destaque: O 13 Encontro Intereclesial das CEBs, Caritas, etc.  As Irmãs Zezé e Cristiane, Irmãs de Nossa Senhora do Sião falaram sobre a possibilidade de administrar os cursos sobre o judaísmo, o cristianismo e o diálogo inter-religioso! O segundo dia terminou com uma longa oração conforme a Leitura Orante da Bíblia.
Foi presidida por Dom Mario, bispo emérito de Tefé. O terceiro dia (17.09.2014) começou com a celebração eucarística, junto com a Liturgia das Horas, presidida por Dom Giuliano, bispo de Parintins. Logo depois se voltou a refletir sobre algumas pastorais. O tema que norteou o dia foi sobre a questão dos leigos. Foi proposto um estudo e aprofundamento do Texto da Coleção de Estudos da CNBB nº 107: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”. O tema foi introduzido pelo Bispo de São Gabriel da Cachoeira e Secretário do Regional, D. Edson T. Damian. 
O bispo contou com a colaboração da missionária leiga Maria de Soares Camargo que atua em Barcelos – AM, que apresentou o histórico dos leigos longa a história da Igreja. Logo em seguida alguns participantes da assembleia fizeram a partilha sobre a caminhada dos leigos no nosso regional (Dom Sérgio, Dom Mário de Tefé, Dom Alcimar, Irã. Elci, entre outros). Após as intervenções feitas pela assembleia Maria de Soares
Camargo apresentou o esquema do texto da Coleção de Estudos da CNBB, 107. A abordagem de Maria de Soares Camargo nos ajudou a entender melhor o papel do leigo na história da evangelização e os desafios de hoje. Após o intervalo se apresentou a  CIMI. Em seguida fomos, até o meio-dia, trabalhar em grupos. A sessão da tarde começou com o momento de oração. Em seguida ouvimos o relatório da Pastoral da Criança. Sr. Nilson falou sobre os leigos no Regional 1. 
Pe. Sebastião Sant’Ana apresentou a Pastoral Familiar. A Pastoral Familiar lançou o convite para o Estudo sobre a Teologia do corpo em São João Paulo II, no mês de novembro de 2014. Às 19:00h fomos para o Instituto de Teologia (ITEPES) para o lançamento do livro sobre a história da Amazônia. Se tratava do segundo volume da “História da Amazônia Central” do padre palotino, Pe. Celestino Ceretta.

O quarto dia da assembleia (18.09.2014) começou com a solene celebração eucarística, junto com Laudes presidida por Dom Edson T. Damian, bispo da Diocese São Gabriel da Cocheira. A primeira sessão foi dedicada ao tema central da nossa assembleia sobre “Comunidades de Comunidades: Uma nova paróquia. Uma conversão pastoral”. Era o tempo para “Agir”, tomar as devidas decisões concretas. 
As provocações foram trazidas pelo Pe. Zenildo, secretário executivo do regional. Ele sintetizou as propostas que apareceram nas diversas discussões. O texto do Pe. Zenildo foi intitulado: “Proposições para o Regional Norte 1” e gerou uma frutuosa partilha dos participantes. O “documento” das proposições foi enriquecido pela assembleia. Na segunda sessão voltamos aos assuntos práticos sobre o tema prioritário: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”. Porém, antes disso se apresentaram: Serviço de Animação Vocacional e Tribunal Eclesiástico. Em seguida voltamos ao tema prioritário. 
A sessão da tarde começou com a Oração das Quinze Horas. Em seguida era a vez da Equipe da Campanha da Fraternidade 2015 com a Rose Medeiros. Ela apresentou o tema de 2015: “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, como o lema: “Eu vim para servir” (Mc 10,45). Depois da CF 2015 falou a COMIRE na pessoa do Pe. Ronaldo, CSSR. 
Pe. Raimundo Vanthuy falou sobre algumas iniciativas do ITEPES: O estudo da realidade Amazônica; Curso para diáconos, etc. Foi declarado que o ITEPES está aberto para acompanhar os diversos cursos nas dioceses! Em seguida Dom Roque, presidente do Regional Norte 1,  apresentou o resultados do encontro Rede Eclesial Pan-Amazônica (são 09 países) da CELAM. 
Por fim falaram os representantes da PJ. Os jovens convidaram a todos para o próximo11º ENPJ em Manaus, de 18 a 25 de janeiro 2015! Estão garantidas 600 vagas para a PJ do Brasil inteiro!

A 42º Assembleia da CNBB Regional Norte terminou com a palavra conclusiva de Dom Roque, presidente do regional Norte 1 e, com a bênção final!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário