Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

SANTO AFONSO M. DE LIGÓRIO É HOMENAJADO EM COARI-AM



Nos dias de 22 a 31 de agosto de 2014 a Comunidade Santo Afonso, que faz parte da paróquia Sant’Ana e São Sebastião, em Coari, prestou a sua homenagem ao seu ilustre padroeiro. Por causa da festa de Sant'Ana, Padroeira da diocese, a festa de Santo Afonso se celebra mais tarde. Durante o novenário se rezou e discutiu o tema: “Discípulos Missionários do Redentor. Viver e crescer em comunidade!” 
O novenário foi celebrado na recém-construída igreja dedicada a Santo Afonso M. De Ligório (1696-1787), Doutor da Igreja, Padroeiro dos Teólogos da Teologia Moral e dos Confessores. A nova igreja ficou muito bonita tanto por fora quanto por dentro. Ela se tornou uma das igrejas mais bonitas da cidade de Coari! A paróquia Sant’Ana e São Sebastião, junto com a Comunidade Santo Afonso estão de parabéns! 
Durante todo o novenário, logo após as celebrações, acontecia o tradicional arraial! No dia da festa, domingo 31 de agosto, na parte da tarde, foi celebrada a procissão pelas ruas da cidade com o andor de Santo Afonso. Logo depois da procissão houve a solene celebração eucarística na praça de Santo Afonso.

A solene missa campal foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da diocese de Coari. Da liturgia participaram muitas pessoas, vindas inclusive das outras comunidades da cidade. Na sua pregação Dom Marcos Piatek destacou a atualidade de Santo Afonso nos dias de hoje. Falou sobre a vocação a sermos discípulos missionários do Redentor. Esta tarefa foi fortemente lembrada no Documento de Aparecida. 

Abordou a questão da importância das comunidades eclesiais conforme o documento 100 da CNBB: “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia. A conversão pastoral da paróquia”. No final da sua pregação agradeceu aos catequistas pela sua nobre missão no dia quando se celebrava o Dia do Catequista.

A missa festiva terminou com os agradecimentos do bispo e a solene bênção de Deus! Em seguida houve um animado arraial. A Comunidade de Santo Afonso está de parabéns. A todos aqueles que se doaram na preparação e na realização da festa o nosso muito obrigado! 
A solene consagração da nova igreja de Santo Afonso M. De Ligório vai acontecer no dia 09 de novembro de 2014, no dia do aniversário da fundação dos Missionários Redentoristas (9.11.1732)!
Santo Afonso, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário