Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

OS BISPOS DO REGIONAL NORTE 1 DA CNBB SE ENCONTRARAM COM A DIREÇÃO DO SEMINÁRIO SÃO JOSÉ DA ARQUIDIOCESE DE MANAUS!




No dia 19 de setembro de 2014, na parte da tarde, os bispos do Amazonas e do Roraima se reuniram com a direção do seminário arquidiocesano de Manaus. 
O seminário estava representado pelo Pe. José Albuquerque (46 anos), reitor do seminário, pelo Pe. Manoel Rubson Vilhena (45 anos), Vice-reitor e pelo Pe. Eudo Nascimento (38 anos), ecônomo. O reitor do seminário nos informou sobre o andamento da comunidade seminarística durante desse ano. 
Atualmente a comunidade do seminário conta com 43 seminaristas: Manaus (11), Parintins (07), Coari (06), São Gabriel da Cachoeira (06); Tefé (04); Roraima (04) e Borba (02).  O propedêutico tem 07 seminaristas, entre 21 e 25 anos de idade. A filosofia tem 14 seminaristas, entre 20 e 32 anos de idade. 
A teologia conta com 23 seminaristas, entre 22 a 47 anos de idade. Os seminaristas são acompanhados por 04 psicólogos e 13 diretores espirituais. Durante o encontro conversamos sobre as dimensões do processo formativo: Dimensão humano-afetiva; Dimensão comunitária; Dimensão espiritual; Dimensão intelectual e Dimensão pastoral-missionária. 
Falamos sobre a organização do tempo, sobre a organização do trabalho, sobre o demonstrativo financeiro, etc. Foram apresentadas preocupações e desafios da formação. Vimos com muita alegria avanços e conquistas no processo formativo. Queremos agradecer de coração à direção do Seminário Arquidiocesano São José da Arquidiocese de Manaus pelo lindo trabalho formativo dos futuros presbíteros das 08 Igrejas Particulares. 
Que São João Maria Vianney acompanhe o processo formativo dos nossos seminaristas. Que Maria, a Mãe do Povo Amazônico, interceda pelas boas e santas vocações. Que Jesus, o Bom Pastor, abençoe copiosamente não apenas as estruturas do seminário, mas, sobretudo as pessoas que compõem a Comunidade do Seminário São José da Arquidiocese de Manaus. 
A Diocese de Coari é muito grata ao seminário arquidiocesano pela valiosa colaboração na formação dos nossos seminaristas! Que Deus lhes pague abundantemente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário