Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

domingo, 7 de setembro de 2014

DOM MARCOS PIATEK PREGA O RETIRO PARA OS SEMINARISTAS DA ARQUIDIOCESE DE MANAUS



Nos dia de 04 a 07 de setembro de 2014, Dom Marcos Piatek, bispo da Diocese de Coari, pregou o retiro espiritual para os seminaristas da Arquidiocese de Manaus. O Seminário Arquidiocesano São José de Manaus foi fundado em 1848. O atual Reitor do seminário é o Pe. José Albuquerque de Araújo (Pe. Zezinho), o Vice-Reitor é o Pe. Manoel Rubson Balieiro Vilhena (Pe. Rubson) e o Ecônomo é o Pe. Eudo Castro do Nascimento. 
O curso de filosofia dura 03 anos. Os seminaristas de filosofia têm a infraestrutura própria, inclusive a sua capela. 
O curso de teologia tem 04 anos de duração e os teólogos possuem também a sua própria capela. O numero dos seminaristas seculares chega a 44 pessoas, das seguintes dioceses e prelazias: 1. Arquidiocese de Manaus, 2. Diocese de Roraima, 3. Diocese São Gabriel da Cachoeira, 4. Diocese de Parintins, 5. Diocese de Coari, 6. Prelazia de Tefé, 7. Prelazia de Lábrea, 8. Prelazia de Borba, 9. Prelazia de Itacoatiara. 
Todos os seminaristas estudam no Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia ((ITEPES), em Manaus, que é mantido por Associação Amazônica para Pesquisa e Educação Cristã - AAPEC. O ITESP foi criado em 2005 (do antigo CENESC - Centro de Estudo do Comportamento Humano, que foi instalado em 1971), e está sob a responsabilidade do Regional Norte 1 da CNBB.

O Seminário Arquidiocesano São José de Manaus se encontra cravado no meio dos arranha céus e dos shoppings da metrópole amazonense. Apesar disso, a área geográfica bastante extensa e arborizada garante o clima de tranquilidade e de contemplação!

O tema do retiro foi: “Chamado – Resposta – Missão – Realização Pessoal”. O lema foi: “Discípulos Missionários de Jesus Cristo na Amazônia”. 
As reflexões de Dom Marcos Piatek foram influenciadas pelo último Encontro com Bispos e Formadores da Amazônia (de 11 a 14 de agosto de 2014), realizado em Manaus, onde se discutia sobre a formação missionária dos futuros sacerdotes no contexto amazônico. A dimensão missionária deve fazer parte integral da formação dos seminaristas. 
A dimensão missionário-pastoral deve estar presente, ao lado da dimensão humano-afetiva, da dimensão comunitária, da dimensão espiritual e da dimensão intelectual! Para abordar o tema central do retiro, o bispo de Coari, recorria às figuras bíblicas com a de Abraão, Moises, Profetas, Maria, Jesus Cristo, Apóstolos, etc., fazendo o referimento ao contexto atualizado da Igreja e à realidade da vida amazônica dos seminaristas.

O retiro foi marcado pelos momentos fortes de oração individual e comunitária, pelas reflexões do pregador, pelos momentos de reconciliação, pela escuta mais assídua da Palavra de Deus, pelos momentos marianos, pelas bonitas celebrações eucarísticas e adoração ao Santíssimo Sacramento... 
Também o silêncio e o recolhimento favoreciam a intimidade com Jesus! Durante o retiro, ao lado do tema central, ressoava a frase de Richard de Chichester (1197-1253): “Querido Senhor, três coisas peço de Ti: 1.Ver-Te mais claramente. 2.Amar-Te mais ternamente. 3.Seguir-Te mais perto, dia a Dia”. 
Estava também presente o apelo do Documento de Aparecida que nos impulsiona “a fazer de todos os seus membros discípulos missionários de Cristo” (DAp,1). 
Tomamos também a consciência que “Jesus é sempre encontrado em três ambientes: 1.Na montanha (ou no deserto) \DEUS\. 2.Entre amigos (em casa, à mesa) \COMUNIDADE\. 3.E ‘no caminho’ (percorrendo as cidades, as aldeias) \MISSÃO\”.

Queremos agradecer a Deus, à direção do seminário e aos funcionários que nos proporcionaram o tempo favorável (kairós) para a realização do nosso retiro. Que Jesus, o Bom Pastor e o Senhor da Messe, abençoe todos os seminaristas que participaram do retiro espiritual e as sua respectivas Igrejas particulares.
Que Maria, a primeira missionária de Jesus Cristo e São José, o patrono do seminário de Manaus, inspirem os seminaristas, futuros presbitéros, no crescimento da dimensão missionária da sua formação no seminário! 
São José, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário