Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

DOM MARCOS PIATEK ORDENA COMO SACERDOTE JOSE DO NAZARE MOURA FERREIRA, MISSIONÁRIO REDENTORISTA



Nos últimos dias Dom Marcos Piatek, bispo da diocese de Coari se deslocou de Coari, via Manaus, Tefé, Eirunepé até Envira, onde ordenou como  presbítero o diácono José do Nazaré Moura Ferreira, missionário redentorista. 
A liturgia da ordenação sacerdotal aconteceu no dia 13 de dezembro de 2014 na Paróquia do Perpétuo Socorro em Envira, pertencente à diocese de Cruzeiro do Sul-AC. O município de Envira é distante mais 1.200km de Manaus. 
A cidade de Envira é localizada no interior do estado do Amazonas. Pertencente à Microrregião de Juruá e Mesorregião do Sudoeste Amazonense. A população do município estimada em 2014 pelo IBGE foi de 18 422 habitantes. 
Situada em uma área de Floresta Amazônica, não há, em Envira, acesso a outras cidades por meio de rodovias, existindo, como meio de ligação à capital ou a municípios vizinhos, apenas transportes fluvial e aéreo. O povoamento da região de Envira se deu no início do século XIX, com a chegada de nordestinos. 
O desenvolvimento do município ocorreu durante um grande período dado pelo Ciclo da Borracha. Pela Lei Estadual nº 096 de 19 de Dezembro de 1955, foi criado o Município Autônomo de Envira, desmembrado do Município de Eirunepé e parte do Município de Carauarí.

A cidade de Envira junto com a comunidade católica da Paróquia do Perpetuo Socorro acolheram todos os visitantes com braços abertos e muito trabalho. A cidade mostrou muito carinho e respeito para com seu ilustre cidadão e paroquiano o Pe. José do Nazaré Moura Ferreira, CSSR, chamado carinhosamente de Dudinha. 
A missa da ordenação sacerdotal foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da diocese de Coari. Concelebraram com ele o Pe. Ronaldo E., pároco da cidade, vários missionários redentoristas da Amazônia, junto com o superior da V-Província de Manaus, Pe. Zenildo da Silva, CSSR. Estavam presentes as irmãs religiosas, seminaristas e numerosos fieis. 
A numerosa família do Pe. José do Nazaré Moura Ferreira, CSSR, estava encabeçada pela sua mãe, Sra. Maria. Não faltaram as autoridades municipais na presença do senhor prefeito municipal e dos senhores vereadores. A igreja matriz foi ornamentada com muito zelo e gosto e a liturgia foi bem preparada... Tudo isso criou um clima profundo de oração e de alegria! 
Não faltaram as lágrimas e momentos fortes de emoção... Após a homilia do bispo o superior dos missionários apresentou o diácono José como candidato ao presbiterado. Após as interrogações do bispo veio o momento de cantar a Ladainha, enquanto o José do Nazaré Moura Ferreira, CSSR, ficava prostrado diante do altar em sinal da total entrega a Deus e à Igreja. 
O momento mais profundo da ordenação estava na imposição das mãos do bispo (gesto repetido desde os tempos apostólicos) feita na cabeça do candidato e a consagração das mãos com o óleo do santo crisma.

No final da celebração falaram varias autoridades eclesiais e, sobretudo o recém ordenado Pe. José do Nazaré Moura Ferreira, CSSR, que agradeceu a Deus pela sua vocação, agradeceu à igreja, à Congregação do Santíssimo Redentor, aos familiares e a todos os presentes. 
Toda a liturgia da ordenação presbiteral foi um momento memorável e único na história do município e da paróquia de Envira. Desejamos ao novo Pe. José do Nazaré Moura Ferreira, CSSR, a copiosa bênção de Deus e a proteção de Maria, Mãe do Perpetuo Socorro.
Rezemos também pelas boas e santas vocações para a vida sacerdotal e religiosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário