Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

ENCONTRO PASTORAL DA DIOCESE DE COARI



Nos dias 19 e 20 de dezembro de 2014, no santuário-paróquia de São Francisco, em Anamã, aconteceu o Encontro Diocesano de Pastoral. Participaram dele cerca de 70 pessoas. A abertura oficial do encontro aconteceu com a solene celebração eucarística presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da Diocese de Coari e concelebrada pelos padres que trabalham na diocese, menos os da paróquia da catedral. 
Durante a santa missa os seminaristas Tacisio Magno e Josenaldo Plácido receberam o Ministério do Leitorado e o nosso diácono Antônio Carlos Viana de Vasconcelos fez a "Profissão Pública de Fé" e o "Juramento de Fidelidade" em vista da sua eminente ordenação presbiteral. Na abertura do encontro Dom Marcos Piatek deu boas vinda a todos e passou a coordenação ao Pe. Alcivan, coordenador diocesano de pastoral. 
O Pe. Agnaldo explicou qual é a diferença entre uma prelazia e uma diocese. Os trabalhos foram assessorados pelo Pe. Zenildo, secretário executivo do Regional Norte I da CNBB, ao qual agradecemos a valiosa colaboração. Durante dois dias refletimos sobre a “Pastoral que temos e sobre a pastoral que queremos”. 
Todas as paróquias (comunidades) apresentaram as respostas ao questionário que receberam com antecedência e deram as sugestões para o futuro. O material apresentado pelas paróquias é muito rico e nos dá as pistas para fazer uma boa radiografia pastoral da nossa diocese. 
As contribuições das comunidades servirão para a futura elaboração do Plano Pastoral da Diocese de Coari. 
Queremos agradecer a colaboração da Coordenação Diocesana de Pastoral e, sobretudo à paróquia - santuário de São Francisco em Anamã (Pe. Zezinho), que nos acolheu com carinho e competência. 
São Francisco, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário