Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA FOI CELEBRADA EM ANORI-AM



No dia 08 de dezembro de 2014 a Paróquia Imaculada Conceição de Maria, em Anori, celebrou a sua padroeira. A Imaculada Conceição é a Padroeira do Município de Anori e do Estado do Amazonas. A festa foi preparada pelo Novenário, durante o qual foram abordados vários temas. Os padres convidados para as celebrações abrilhantaram o Novenário com as suas reflexões e orações. Durante os últimos três dias estava presente Dom Marcos Piatek, bispo da diocese de Coari. 
O tema central da Novena e da Festa foi: “Imaculada Conceição, Mãe e Discípula”. A Imaculada Conceição é a concepção da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original. Desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. A Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado. 
Já no século VIII se celebrava a festa litúrgica da Conceição de Maria aos 8 de dezembro ou nove meses antes da festa de sua Natividade, comemorada no dia 8 de setembro. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula “Ineffabilis Deus” em 8 de Dezembro de 1854. Assim o Papa se expressou: 
Em honra da santa e indivisa Trindade, para decoro e ornamento da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da fé católica, e para incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e com a nossa, declaramos, pronunciamos e definimos a doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus e, portanto, deve ser sólida e constantemente crida por todos os fiéis”
A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "cheia de graça" \Lc 1,28\), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon, Efrém da Síria e Ambrósio de Milão, etc.

A missa festiva em Anori foi celebrada às 17:30h e foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da diocese de Coari e concelebrada pelo pároco Pe. Marcio Roberto Pereira Campos. 
Na sua pregação o bispo apresentou as bases bíblicas e teológicas da festa da Imaculada Conceição e abordou o tema central da Festa: “Imaculada Conceição, Mãe e Discípula”. Como o tempo era incerto a missa foi celebrada dentro da matriz, que ficou superlotada de féis. Terminada a missa festiva iniciou-se a bonita procissão com o andor da Imaculada Conceição pelas ruas da cidade. Uma multidão acompanhava a procissão. 
Retornando da procissão o Pe. Márcio Roberto agradeceu a todos e Dom Marcos Piatek deu a todos a benção final. 
Ainda no final da celebração foram abençoadas duas imagens da Imaculada Conceição que farão a peregrinação nas comunidades urbanas e ribeirinhas como parte integrante dos festejos dos 40 anos da fundação da Paróquia Imaculada Conceição em Anori. Gostaria de parabenizar o Pe. Marcio Roberto e toda a paróquia de Anori pela bonita organização dos festejos em homenagem à Imaculada Conceição de Maria! 
Maria, concebida sem pecado original, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário