Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

sábado, 9 de agosto de 2014

CRISMA NA ILHA DO ARIA, EM COARI-AM



Paroquia N. S. do P. Socorro em Coari, além das comunidades urbanas, tem 12 comunidades ribeirinhas, cujo 04 delas estão situadas na Ilha do Aria. Uma dessas comunidades, chamada Comunidade São Francisco da Ilha do Aria, celebrou no sábado dia 09 de agosto de 2014, o Sacramento da Crisma. 
É uma comunidade composta apenas de 23 famílias, que vivem em condições bastante precárias: durante dois - três meses a comunidade está debaixo das águas! A comunidade não tem luz elétrica, a escola possui somente    04 séries do ensino fundamental. São as periferias existenciais do mundo de hoje! 
Apesar das dificuldades a comunidade é dinâmica, luta para sobreviver e sabe superar as dificuldades. A Comunidade católica São Francisco tem a catequese, às vezes a santa Missa e o culto dominical! A comunidade não tem ainda a sua capela para as celebrações! No dia 09 de agosto a comunidade se reuniu na Escola Capitão Silva para a celebração do Sacramento da Confirmação dos 08 jovens! 
Dom Marcos Piatek, bispo da Diocese de Coari, junto com Pe. Fr. Assis Libório, pároco da paróquia P. Socorro, irmã Erenil e mais três leigas, foram levados na lancha pelo prof. Antônio Maciel, de Pera até a Ilha do Aria.
A celebração eucarística do Sacramento da Confirmação começou às 09:30h na escola. A liturgia bastante simples, mas bem organizada, criou o clima de Pentecostes. 
Na sua homilia Dom Marcos falou sobre o significado da Confirmação e sobre a sua atualidade no mundo, na Igreja e na comunidade local. 
Em seguida os jovens fizeram a renovação das promessas batismais e professaram solenemente a sua fé! 
Dom Marcos Piatek impôs as mãos sobre cada um dos crismandos e
ungiu-os com o santo crisma! 
No final da missa, terminados os agradecimentos, todos receberam a bênção solene do bispo. 
Logo após a celebração houve uma bonita recepção para todos os participantes da solene liturgia.
 
Peçamos a Deus e a São Francisco para que os jovens crismados sejam verdadeiros missionários e testemunhas vivas de Jesus Cristo no mundo de hoje!

São Francisco, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário