Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

REUNIÃO DO CONSELHO DIOCESANO DE PASTORAL DA DIOCESE DE COARI-AM



No dia 22 de agosto de 2014 aconteceu, na cúria diocesana de Coari, a primeira reunião do Conselho Diocesano de Pastoral da recém-criada Diocese de Coari. O Conselho Diocesano de Pastoral foi criado por Dom Marcos Piatek, bispo de Coari, no dia 14 de maio de 2014. 
Conforme a legislação eclesial “em cada diocese, enquanto a situação pastoral o aconselhar, seja constituído o conselho pastoral, ao qual compete, sob a autoridade do Bispo, examinar e avaliar as atividades pastorais na diocese, propor conclusões práticas sobre elas” (Can. 511).
O Conselho Diocesano de Pastoral é constituído, nos próximos dois anos, por seguintes pessoas:
1. Dom Marcos Piatek, CSsR - Bispo da Diocese de Coari (cân. 514§1)
2. Pe. Elcivan Alencar da Costa - Coordenador de Pastoral
3. Pe. Raimundo Carvalho Gordiano - Vigário Geral da Diocese
4. Pe. Francisco Agnaldo Barbosa da Silva - Reitor do Seminário Sant'Ana
5. Pe. Valdivino Araújo - Pároco da Paróquia N.S. Das Graças em Codajás
6. Ira. Erenil Carvalho dos Santos
7. Sr. Ademar Maia dos Santos - Representante da Área Pastoral 1
8. Sra. Maria Augusta Gomes Vidal - Representante da Área Pastoral 2
9. Sr. Manoel Nerys de Almeida - Área Pastoral 3
O Conselho Diocesano de Pastoral começou a sua reunião com a Eucaristia, presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da diocese de Coari. Em seguida, na sala da coordenação diocesana de pastoral começaram as atividades. Dom Marcos Piatek deu boas vindas a todos e passou a coordenação ao Pe. Elcivan, coordenador diocesano de pastoral. O objetivo da reunião era rever a nossa missão evangelizadora na diocese, analisar as pastorais que temos e refletir sobre a pastoral que queremos daqui em diante. Além disso, nos debruçamos sobre o Encontro Diocesano de Pastoral, que acontecerá no próximo mês de dezembro em Anamã, e sobre a elaboração do novo Plano Pastoral da Diocese de Coari.
As reflexões sobre a pastoral na Diocese de Coari foram iluminadas pela análise de alguns documentos mais recentes da Igreja. Na parte da manhã, o Pe. Elcivan nos apresentou sinteticamente os documentos:  o atual ainda o “Plano de Evangelização. Renovar a Missão e Avançar na Evangelização” da então Prelazia de Coari e a Exortação Apostólica “Evangelli Gaudium”, do Papa Francisco. Após a apresentação dos dois documento houve uma boa troca de experiências pastorais. 
Na parte da tarde Dom Marcos Piatek apresentou o Documento 100 da CNBB sobre Comunidade de comunidades: uma nova paróquia. Conversão pastoral da paróquia”. Em seguida houve uma profícua discussão pastoral. Logo depois elaboramos a programação do Encontro Diocesano de Pastoral no mês de dezembro deste ano, e um questionário que deve ser respondido até o início do mês de dezembro. 
O dia do encontro terminou com os agradecimentos aos participantes, com uma oração e a bênção final de Dom Marcos Piatek.

Nenhum comentário:

Postar um comentário