Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O CLERO DA DIOCESE DE COARI SE REUNIU EM MANACAPURU



Nos dias 26 a 28 de agosto de 2014 os padres que trabalham na Diocese de Coari se reuniram para rezar, refletir, trocar experiências pastorais e planejar as atividades evangelizadoras. No meio dos sacerdotes estava também o nosso diácono transitório Antônio Carlos, que a partir da ordenação diaconal faz oficialmente parte do clero da diocese de Coari. 
O encontro aconteceu no Sitio São Lucas, nos arredores de Manacapuru. A recepção dos padres ficou por conta dos padres das Paróquias Cristo Libertador e N. S. Nazaré. O ambiente tranquilo e a natureza exuberante favoreceram os trabalhos e a confraternização.  Na abertura do encontro foi concelebrada a Eucaristia presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da diocese de Coari. 
Os trabalhos foram coordenados pelo Pe. Luis Carlos Amorim Sales, coordenador do clero da diocese e Coari. Durante dois dias abordamos vários assuntos ligados com a vida sacerdotal, com as diversas pastorais, com a evangelização nas nossas paróquias, com a formação permanente e a formação dos nossos seminaristas em Coari e em Manaus,etc.   
Durante a reunião do clero se reuniu, pela primeira vez, o recém-criado Conselho Presbiteral da Diocese de Coari, que junto com bispo tomou algumas decisões importantes para o andamento evangelizador. 1. Foi admitido à Ordem do Diaconato o nosso seminarista Delaci. 2.Foi criado o Conselho Diocesano de Formação. 3. Decidimos dar continuidade aos trabalhos para a abertura de uma nova paróquia em Manacapuru. 
4. Foi decidido que o novo padre que vem nos ajudar através do Regional Sul 1 da CNBB, o Pe. Márcio Roberto (Diocese São José dos Campos), vai começar o seu ministério na Paróquia Imaculada Conceição em Anori. 5. Foi dada a luz verde para a vista das Pequenas Irmãs de São José em vista de uma eventual abertura da casa religiosa delas na nossa diocese, etc. O Pe. Elcivan, coordenador da pastoral na nossa diocese, apresentou os trabalhos pastorais, que estão em andamento na diocese. 
O Pe. Fr. Agnaldo, reitor do seminário Sant’Ana, nos aproximou dos assuntos ligados com a pastoral vocacional e com a formação dos nossos seminaristas. Praticamente todos os padres deram as suas contribuições nos diversos assuntos, exercendo a sua corresponsabilidade para com a diocese de Coari. Também refletimos sobre assuntos administrativos, construções, contabilidade,etc. 
No último dia da reunião de clero a missa foi presidida pelo Pe. Antônio França, pároco em Anori, que terminados três anos na nossa diocese, vai voltar a sua diocese de origem (São José dos Campos). Dom Marcos Piatek, em nome do clero e do povo de Deus da diocese de Coari, agradeceu ao Pe. Antônio França pela valiosa colaboração para com a diocese de Coari. A presença missionária do Pe. França no meio de nós foi uma verdadeira bênção de Deus! Queremos agradecer a todos os padres que participaram da Reunião de Clero! Nossa gratidão vai aos padres que preparam o encontro. Queremos agradecer ao proprietário e às pessoas que nos acolheram no Sitio São Lucas e à equipe de cozinha que nos proporcionou a estadia muito boa e frutuosa! São Luca e Sant”Ana, rogais por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário