Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

domingo, 31 de agosto de 2014

A ILHA DO ARIÁ GANHA MAIS UMA IGREJA-CAPELA



No dia 31 de agosto de 2014 a Comunidade São José na Ilha do Ariá, que faz parte da Paróquia do P. Socorro, em Coari, ganhou uma nova capela. É uma das quatro capelas naquela ilha. A Comunidade São José é uma comunidade composta por cerca de 30 famílias. 
Aqui já existia uma capela de alvenaria, mas as águas poderosas do Rio Solimões, junto com a força das grandes embarcações e lanchas a jato, conseguiram gradativamente derrubar o barranco e a capela! A comunidade se organizou, e movida pela fé, conseguiu construir uma nova capela um pouco mais longe da margem do Rio Solimões.
Depois de alguns meses de trabalho e vários sacrifícios a capela está pronta, bonita para servir como lugar de fé, de reza, de evangelização... A Casa de Deus está simples, mas bonita e aconchegante! Construída nos palafitas não deve ser atingida pelas constantes águas das enchentes e as ondas fortes das embarcações. 
Com a construção da capela São José a comunidade ganhou um bonito espaço para a escuta da Palavra, para a celebração dos sacramentos, para a evangelização...
A liturgia da bênção da nova capela foi realizada dentro da Santa Missa. A liturgia foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da diocese de Coari e concelebrada por Pe. Fr. Assis Libório, pároco da paróquia P. Socorro em Coari. 
Dom Marcos e Pe. Assis vieram na lancha acompanhados por algumas pessoas da matriz do P. Socorro. A liturgia começou no local da antiga capela onde Dom Marcos explicou o significado da celebração. 
Em seguida a procissão se dirigiu para a nova capela. Lá aconteceu a abertura da igrejinha e em seguida a capela foi benta com a água benta. 
Depois da homilia e da renovação da fé foi cantada a Ladainha de Todos os Santos. Dom Marcos Piatek rezou a oração da consagração da nova igreja e ungiu o altar com o Óleo do Crisma. 
Pe. Assis consagrou as paredes da capela ungindo as 04 cruz fixadas nas paredes. 
Em seguida foi bento o fogo novo (a luz de Cristo) e o bispo incensou o templo. Terminado o rito da bênção a missa continuou com muita piedade e alegria.
No final da missa o Pe. Assis agradeceu a todos aqueles que colaboraram na construção da Igrejinha de São José na Ilha do Ariá. 
A bênção final, dada por Dom Marcos Piatek, encerrou a solene liturgia.
Terminada a parte litúrgica houve a animada confraternização para todos. 
Gostaria de parabenizar a Comunidade São José da Ilha do Ariá, e toda a paróquia do P. Socorro pela fé e pelo zelo na construção na nova capela da comunidade! Parabéns e Deus lhes pague! 
Que São José interceda por todas as famílias da comunidade. São José, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário