Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

domingo, 17 de agosto de 2014

DOM MARCOS PIATEK PARTICIPOU DO ENCONTRO DA PASTORAL FAMILIAR EM MANAUS



O mês de agosto é o mês vocacional! Nos dias 16 e 17 de agosto de 2014 aconteceu o III Fórum da Família da Arquidiocese de Manaus em conjunto com o IV Seminário da Família da Faculdade Salesiana Dom Bosco. Participaram do evento cerca de 600 pessoas. O evento teve como tema: “A alegria do evangelho da família: Desafios e perspectivas na atenção e no cuidado às famílias”. 
O evento foi um casamento que deu certo. A fé e a razão, a ciência e a religião precisam se complementar, sem perder a própria autonomia. Fé e razão não podem ser vistas como inimigas, mas como parceiras. Deste dialogo saem ganhando tanto a ciência quanto a fé. O evento pretendia aproximar o conhecimento científico do âmbito pastoral e oportunizar uma reflexão sobre a práxis do cuidado às famílias frente às novas configurações familiares.

O encontro foi muito bem organizado tanto da parte da Pastoral Familiar com da parte da Faculdade Salesiana Dom Bosco. O III Forum da Família e o IV Seminário da Família foram promovidos conjuntamente pela Pastoral Familiar da Arquidiocese de Manaus e Faculdade Salesiana Dom Bosco por meio do curso de Pós-graduação em Relações Familiares na Abordagem Sistêmica e Políticas Publicas de Atenção à Família e Políticas Publicas no Enfrentamento da Violência Infrafamiliar. O primeiro dia era mais acadêmico e o segundo mais teológico-pastoral. 
Dom Marcos Piatek, bispo de Coari, membro da Comissão Nacional da Pastoral Familiar da CNBB e bispo referencial da Pastoral Familiar do Regional Norte I da CNBB, apresentou o tema: “Alegria e esperança no anuncio do Evangelho da Família”. Na sua reflexão aproveitou sobretudo o pensamento da Exortação Apostólica do Papa Francisco “Evangelli Gaudium” e o “Documentum Laboris” para o III Sínodo Extraordinário dos Bispos sobre ”Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.
O encontro de Manaus foi muito proveitoso e conseguiu unir a dimensão pastoral da família com o mundo da academia! Aos organizadores do encontro vai o nosso parabéns e a gratidão. Deus lhes pague! Esta interdisciplinariedade precisa ser continuada e praticada nas nossas paróquias e faculdades! 
Todo o evento terminou com a solene celebração eucarística presidida por Dom Marcos Piatek e concelebrada pelo Pe. Sebastião Sant'Ana, pároco da Paróquia N. S. Guadalepe, em Manaus, e assessor eclesiástico do Regional Norte 1 da Pastoral Familiar! Precisamos estudar e rezar mais pelas nossas famílias. "Sagrada Família de Nazaré, faz também de nossas famílias lugares de comunhão e cenáculos de oração, autenticas escolas do Evangelho e pequenas Igrejas domesticas!"
 (Papa Francisco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário