Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A ABERTURA DA QUARESMA E DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2015 NA CATEDRAL DE COARI-AM

No dia 18 de fevereiro de 2015 aconteceu o início litúrgico da Quaresma e a abertura da Campanha da Fraternidade 2015. A Quaresma nos convida a preparar dignamente a Páscoa de Jesus Cristo! Dom Marcos Piatek, na sua pregação durante a Missa, nos lembrou que as leituras bíblicas da Quarta-feira de Cinzas nos ajudam a perceber os princípios fundamentais da Quaresma. 

1. A conversão. O profeta Joel nos lembra: “Diz o Senhor, voltai para mim com todos o vosso coração... rasgai o coração, não as vestes, e voltai para o Senhor, vosso Deus” (Jl 2,12-13). São Paulo Apóstolo nos implora: “Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus” (2 Cor 5,20). A melhor maneira de celebrar a nossa conversão é fazer uma boa e santa Confissão sacramental: celebrar o Sacramento da Reconciliação! 

2. A oração. “Quem reza se salva, quem não reza se condena “ (Sto. Afonso de Ligório). Precisamos investir mais na intimidade com Deus! Precisamos rezar mais individualmente, familiarmente e comunitariamente, meditar mais a Palavra de Deus, frequentar mais a Missa dominical, rezar nas famílias (pais e filhos). 


3. O jejum. Privar-se de algo nosso para partilhar com os mais necessitados. Jejum deve fortalecer a nossa personalidade, nossa vontade, nos tornar mais fortes na defesa do bem! Precisa investir mais na conversão antropológica: trabalhar mais o nosso caráter humano e cristão. 

4. A esmola. Se trata de praticar mais a caridade fraterna. A fé sem as obras é morte! Precisa lutar pela justiça social. São Leão Magno (+461) nos lembra a importância da caridade fraterna: “Diz o Senhor no Evangelho de João: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros (Jo 13, 35). E também se lê na 1ª Carta do mesmo Apóstolo: Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 

Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor (1Jo 4, 7-8). Se Deus é amor, a caridade não deve ter fim, porque a grandeza de Deus não tem limites. Para praticar o bem da caridade, amados filhos, todo tempo é próprio. Contudo, estes dias da Quaresma, a isso nos exortam de modo especial. Se desejamos celebrar a Páscoa do Senhor com o espírito e o corpo santificados, esforcemo-nos o mais possível por adquirir a virtude da caridade que contém em si todas as outras e cobre a multidão dos pecados. 

Seja, neste tempo da Quaresma, mais larga a nossa generosidade para com os pobres e todos os que sofrem, a fim de que os nossos jejuns possam saciar a fome dos indigentes e se multipliquem as vozes que dão graças a Deus. Nenhuma devoção dos fiéis agrada tanto a Deus como a dedicação para com os seus pobres, pois nesta solicitude misericordiosa ele reconhece a imagem de sua própria bondade. 

Quem dá esmola, quem faz a caridade, faça-a com alegria e com confiança, porque tanto maior será o lucro quanto menos guardar para si, conforme diz o Apóstolo Paulo: Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça (2Cor 9, 10), em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
 

Dom Marcos Piatek, durante a sua homilia, nos lembrou que no começo da Quaresma, a Igreja do Brasil, celebra a campanha da Fraternidade. Neste ano, são comemorados os 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, um dos eventos mais marcantes da Igreja nos últimos séculos. A reunião episcopal foi realizada de outubro de 1962 a outubro de 1965. No Brasil, para 2015, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe uma reflexão sobre a relação entre a Igreja e a sociedade à luz da fé católica e dos documentos do Concílio Vaticano II. 

O tema da CF 2015 é: “Fraternidade: Igreja e sociedade” e o lema “Eu vim para servir”. O tema é muito atual e deve provocar um debate sobre a participação e atuação dos católicos na vida social. O objetivo almejado pela CF 2015 é aprofundar, a partir do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus. A CF 2015 parte de dois pressupostos fundamentais para a vida cristã, também centrais no Concílio Vaticano II: a auto compreensão da própria Igreja; e as implicações da fé cristã para o convívio social e para a presença da Igreja no mundo. 

A proposta da CF 2015 é baseada nas reflexões sugeridas pela “Constituição Dogmática Lumen Gentium” (Igreja, que dizes de ti mesma?) e na “Constituição Pastoral Gaudium et Spes” (Igreja, dizei qual é a tua missão no mundo?). Essa Campanha procura lembrar que a Igreja está a serviço das pessoas, ela não quer privilégios. Até porque a Igreja é mais do que uma estrutura, ela é cada cristão, cada batizado, que está inserido na sociedade por meio do trabalho, das instituições e diversas ações.
 

A Campanha da Fraternidade (CF), foi aberta oficialmente, em âmbito diocesano, na Quarta-Feira de Cinzas, 18 de fevereiro de 2015. Saímos da Igreja de Santo Afonso rumo a catedral de Coari onde foi celebrada a santa missa da Quarta Feira de Cinzas. Da missa participaram além da paróquia da catedral, a paroquia do Perpétuo Socorro, os seminaristas do Seminário Sant’Ana, as irmãs religiosas, os padres (Pe. Zenildo, Pe. Assis, Pe. Agnaldo, Pe. Raimundo Elson, Pe. Felipe Jorge e os diáconos Paulo e Delaci). A catedral ficou lotada de fieis. Após a homilia Dom Marcos Piatek benzeu as cinzas, que foram distribuídas nas cabeças dos fiéis com muita fé e piedade. Toda a celebração da Quarta Feira de Cinzas na catedral de Coari foi muito bem preparada criando o clima de oração! Que a Quaresma de 2015 nos ajude a preparar - vivenciar dignamente a Páscoa de Jesus Cristo e nos anime na vivencia da Campanha da Fraternidade de 2015!

Nenhum comentário:

Postar um comentário