Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

domingo, 8 de fevereiro de 2015

A ORDENAÇÃO DIACONAL DE DELACI ARAUJO DA SILVA, EM COARI



No dia 07 de janeiro de 2015, na Igreja Matriz da Paróquia N. S. Perpétuo Socorro, em Coari, foi ordenado diácono Delaci Araújo da Silva. A liturgia da ordenação foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da diocese de Coari. Da solene celebração participaram 14 presbíteros e um diácono permanente de Manaus. 

Estavam presentes na liturgia todos os seminaristas da diocese de Coari, alguns seminaristas da arquidiocese de Manaus e da diocese de Parintins, várias irmãs da vida consagrada e, numerosos fieis vindos de todas as paróquias da diocese de Coari e de Manaus. Veio também o reitor do Seminário São José da Arquidiocese de Manaus, o Pe. José Albuquerque. 

Na sua pregação o bispo falou sobre a vocação diaconal, frisando as dimensões teológicas, antropológicas e eclesiológicas. Lembrou também as principais tarefas (múnus) do diácono: profético (o anuncio da Palavra de Deus), sacerdotal (servir o altar e santificar o povo – liturgia) e régio (caridade, servir). 

Em seguida o candidato ao diaconato foi interrogado pelo bispo e fez a solene “Profissão de Fé”. Após o canto da ladainha, durante a qual o Delaci ficou prostrado veio o momento fundamental da ordenação diaconal: a imposição das mãos e a oração consecrátoria do bispo. 

O novo diácono recebeu o Evangelhário e o abraço da paz da parte do bispo e do clero presente. O abraço da paz significava, que a partir da ordenação diaconal o Delaci faz parte do clero da Diocese de Coari. A partir do momento de ser ordenado diácono o Delaci servil no altar na sua nova função. 

No final da missa o diácono Delaci lembrou a sua trajetória vocacional e agradeceu, além da família, às comunidades por onde passou e estudou. 

Por fim, Dom Marcos Piatek, agradeceu aos pais do novo diácono Delaci por ter oferecidos o seu filho a Deus e à diocese de Coari. Agradeceu também, nas mãos do Pe. Fr. Assis, pároco da paróquia do P. Socorro, por ter organizado e realizado com competência toda a ordenação diaconal. 

A solene benção o bispo deu ao novo diácono e a todos os presentes. 

Após a solene ordenação diaconal a paróquia do P. Socorro ofereceu o bonito coquetel a todos os presentes. 

Rezemos pelo nosso novo diácono Delaci Araújo da Silva e, pelas boas e santas vocações!




















Nenhum comentário:

Postar um comentário