Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A QUARESMA NAS CASAS FLUTUANTES DE COARI


Na diocese de Coari, que vive no meio dos rios, lagos e igarapés, muitas pessoas constroem as suas casas na superfície da água, na assim chamadas casas flutuantes. 
No Lago de Coari, cujo águas banham a cidade de Coari, existem centenas de casas flutuantes. Os moradores destas casas precisam ser evangelizados. Desde o começo do ano de 2013, no tempo quando o pároco da catedral era o Pe. João Batista de Almeida, CSSR, hoje Reitor do Santuário Nacional de Aparecida, começamos, junto com os/as Missionários/as da Pastoral da Criança, visitar estas casas e celebrar a Eucaristia. 
É mais fácil o padre ou uma irmã ir ao povo das casas flutuantes do que tudo mundo ir de canoa para a catedral ou para outra igreja de Coari e participar das celebrações. Os moradores que vivem em flutuantes criam a sua própria identidade e pensam até fazer uma capela flutuante para eles... 
No 1º Domingo de Quaresma deste ano (22.02.2015) a Missa foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da diocese de Coari. Ele foi junto com senhor João (motorista da lancha da paróquia) e as 02 Irmãs da Sagrada Família para a celebração numa das casas flutuantes. Queremos agradecer a família que nos acolheu na sua moradia flutuante! 
A Missa foi muito animada e bonita, graças ao engajamento dos moradores das casas flutuantes. Todo mundo vem para a Missa na sua canoa, “estacionando” ao lado da casa flutuante, transformada numa capela improvisada! 
Após a celebração eucarística a comunidade ofereceu um saboroso café para todos os participantes. 
A Igreja precisa estar mais “em saída”, como diz o Papa Francisco. É uma forma de sermos mais fiéis ao pedido de Jesus do evangelho deste 1º domingo da Quaresma: “Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus dizendo: O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1, 14-15). 

A todos os moradores das casas flutuantes da nossa diocese desejamos uma boa preparação para a Páscoa, através de uma Santa Quaresma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário