Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

ENCONTRO DOS BISPOS DO REGIONAL NORTE 1 DA CNBB, EM BOA VISTA-RR



Nos dias de 09 a 12 de fevereiro de 2015 aconteceu, em Boa Vista, na capital do Estado de Roraima, o encontro dos bispos do Regional Norte 1. O encontro se realizou num clima de comunhão fraterna, com muitas reflexões, momentos fortes de oração e de trocas de experiências entre os bispos. O encontro visava o aprofundamento da nossa missão evangelizadora no nosso regional, com suas alegrias e alguns desafios. 

Do encontro participaram 12 bispos e o secretário executivo do regional, representando as igrejas locais dos Estados do Amazonas e de Roraima. Do encontro participaram também dois bispos eméritos do Regional Norte 1: Dom Gutemberg Freire Regis, CSSR, (bispo emérito de Coari) e Dom Mário Pasqualotto, PIME, (bispo auxiliar emérito de Manaus). Estavam também presentes os dois bispos recém-chegados: Dom  Fernando Barbosa dos Santos (Tefé) e Dom Adolfo Zon Pereira (Alto Solimões).


O Estado de Roraima tem por limites a Venezuela ao norte e noroeste, Guiana ao leste, Pará ao sudeste e Amazonas ao sul e oeste. A palavra "Roraima" vem de línguas indígenas. Sua etimologia lhe emprega três significados: “Monte Verde”, “Mãe dos Ventos” e “Serra do Caju”. 

Com a Constituição de 1988, o Território Federal de Roraima deixou o estatuto de Território Federal e transformou-se em estado-membro da Federação. A cidade de Boa Vista é a única capital brasileira situada totalmente no Hemisfério Norte.



Na segunda feira, à noite participamos, na Universidade Federal de Roraima, do lançamento do livro “A ditadura militar e o genocídio do povo Waimiri-Atroari”, preparado pelo Comitê Estadual de Direito à Verdade, à Memória e à Justiça do Amazonas.



Na quarta-feira os bispos celebraram a Eucaristia na Igreja Matriz de Boa Vista (Nossa Senhora do Carmo), a primeira igreja do estado.

Na quinta-feira os bispos celebraram a santa missa na Catedral Cristo Redentor, uma moderna e bonita catedral construída nos anos setenta do século XX.



O anfitrião do encontro dos bispos do Regional Norte 1 da CNBB, foi a Diocese de Roraima, com seu bispo diocesano, Dom Roque Paloschi, que nos acolheram com muita alegria e uma extraordinária dedicação. Nossa gratidão a Dom Roque e a todos aqueles que nos acolheram com muito carinho e generosidade! Deus lhes pague! 


Rezemos pela Diocese e Roraima e na intenção do Dom Roque Paloschi, que sejam copiosamente abençoados por Deus e protegidos por N. Senhora do Carmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário