Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

FORMAÇÃO SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2015



Nos dias 30 e 31 de janeiro de 2015 aconteceu mais uma etapa de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2015 na Diocese de Coari. Esta vez participaram do estudo as 04 paróquia da “Área Pastoral 1” (três paróquias de Coari e a paróquia de Codajás). As paroquias da “Área Pastoral 2” já tinham a sua formação nos dias 09 e 10 de janeiro de 2015, em Anori. 

As paróquias que compõem a “Área Pastoral 3” participaram da formação sobre a CF 2015 nos dias 16 e 17 de janeiro de 2015, em Manacapuru. A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, e como lema “Eu vim para servir” (Mc 10,45). O objetivo geral da CF 2015 é aprofundar, à luz do Evangelho e do ensinamento da Igreja, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concilio Vaticano II (1962-1965), como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus. 


O tema deste ano quer inserir a CF 2015 nas comemorações do Jubileu de Ouro do Concílio Vaticano II, com base nas reflexões propostas pela Constituição Dogmática “Lumen Gentium – Cristo é a luz dos povos” sobre a Igreja e Constituição Pastoral “Gaudium et Spes – As alegria e as esperanças” sobre a Igreja no mundo de hoje, que tratam da essência da Igreja e da missão da Igreja no mundo contemporâneo. 

O lema da CF 2015 “Eu vim para servir” faz o referimento ao capítulo 10 do Evangelho de São Marcos onde os apóstolos Tiago e João, filhos de Zebedeu, fizeram uma ambiciosa exigência a Jesus: “Mestre, queremos que nos sentemos, na Tua glória, um à Tua direita e o outro à Tua esquerda”. Jesus lhes reprovou dizendo: “Sabeis que os chefes deste mundo dominam os povos. Entre vós não deve ser assim! Quem quiser ser maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos” (Mc 10, 35-45). 

A formação sobre a Campanha da Fraternidade 2015 na “Área Pastoral 1” aconteceu no Auditório Dom Jacson da Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Coari. Do estudo participaram cerca de 70 pessoas das quatro paróquias. 

A abertura da formação aconteceu com o Dom Marcos Piatek e foi coordenada pelo Coordenador Pastoral da Diocese Pe. Elcivan Alencar. Todo o encontro foi assessorado pela Sra. Guadalupe, da Arquidiocese de Manaus e membro da Equipe da CF 2015 da CNBB Norte 1, a qual agradecemos a competência e o zelo na apresentação do conteúdo da CF 2015 e das sugestões concretas para as nossas paroquias. 

Que Maria, a Estrela da Evangelização e a filha predileta de Sant’Ana, a Padroeira da Diocese de Coari, estejam bem junto de nós para que possamos apresentar à nossa sociedade, através de ações concretas, o Reino de Deus. Queremos agradecer a Coordenação Diocesana de Pastoral e a todos aqueles que contribuíram com a organização da formação sobre a CF 2015. Deus lhes pague!

Nenhum comentário:

Postar um comentário