Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

quarta-feira, 3 de junho de 2015

A CHEIA EM COARI



O Amazonas está enfrentando a maior cheia de todos os tempos. Ela já superou a da de 2012 que era considerada a maior. 

Em Coari a cheia já atinge a marca de 17 metros 76 centímetros. No momento a enchente ultrapassa em 8 centímetros a marca histórica registrada em 2012. As previsões feitas pela Defesa Civil alertam que o nível médio de subida das águas do Lago de Coari é de cerca de 5 centímetros ao dia. A situação está de calamidade. 

O terminal hidroviário de Coari está quase submerso. As águas avançam trazendo os transtornos para a população das comunidades do interior e das cidades. As comunidades do interior ficam todas, com pequenas exceções, alagadas gerando milhares de desabrigados. Casas, escolas, capelas, plantações ficam submersas por mais de dois meses. 

Na nossa diocese todas as cidades enfrentam a força da natureza. A cidade de Anamã, com a paróquia santuário de São Francisco, já está 100% submersa pelas águas e as outras ficam alagadas parcialmente. Ninguém escapa dos transtornos provocados pela cheia. 

O tempo da cheia é o tempo de solidariedade e de caridade fraterna, sobretudo para com os mais pobres e abandonadas. Que o amor a Deus e ao próximo movem a nossa fé operante em prol dos necessitados. Que a Mãe do Perpetuo Socorro interceda junto ao seu Filho Jesus Cristo por todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário