Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

sexta-feira, 19 de junho de 2015

COMEÇOU O NOVENARIO EM HONRA A NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO EM COARI



Nesse ano os festejos em honra a Mãe do Perpetuo Socorro têm uma conotação todo especial. No próximo dia 27 de junho de 2015, na festa litúrgica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Congregação do Santíssimo Redentor dará início ao Ano Jubilar pelos 150 anos da restauração do culto público ao ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na igreja de Santo Afonso, em Roma. A pedido do Padre Nicolau Mauron, superior Geral dos Redentoristas, o beato Papa Pio IX entregou o ícone aos redentoristas no dia 11 de dezembro de 1865 para que sua veneração pública fosse restaurada na igreja de Santo Afonso, construída sobre o mesmo terreno que antigamente ocupara a igreja de S. Mateus. 

Ao confiar o Ícone aos cuidados do Pe. Mauron e aos missionários redentoristas, o Papa Pio IX pediu que “A tornássemos conhecida no mundo inteiro”. No dia 26 de abril de 1866, depois de uma esmerada restauração do ícone, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi levada com uma procissão solene até a igreja de Sto. Afonso em Roma. A partir desta data, uma constante e crescente devoção a Maria sob a invocação do ‘Perpétuo Socorro’ foi se desenvolvendo não só em Roma, mas também em todo o mundo. 

Na diocese de Coari temos várias comunidades e, até uma paróquia, dedicadas a Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. A devoção a Mãe do Perpetuo Socorro é muito divulgada entre nós. Todas as nossas paróquias têm as famosas novenas semanais a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. É uma herança bendita dos Missionários Redentoristas, que tomavam na Prelazia de Coari durante 50 anos. A Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, em Coari, fundada há 05 anos, começou o novenário da Padroeira no dia 18 de junho de 2015. 

A paróquia escolheu o seguinte tema para os festejos desse ano: “Com Maria, aprendemos a viver os valores cristãos na sociedade”. A solene abertura do novenário aconteceu com a Eucaristia presidida por Dom Marcos Piatek. Concelebraram com ele: Pe. Assis (pároco), Pe. Fr. Agnaldo (vigário paroquial e reitor do Sem. Sant’Ana) e o diácono Delaci. 

Dom Marcos Piatek, na sua pregação, abordou o tema geral dos festejos fazendo a fundamentação bíblica e lembrou o documento do Papa Francisco “Misericordiae Vultus – O rosto da misericórdia” onde no Nº 15 o papa nos convida a vivenciar os seguintes valores – obras de misericórdia: “É meu vivo desejo que o povo cristão reflita, sobre as obras de misericórdia corporal e espiritual. Será uma maneira de acordar a nossa consciência, e de entrar cada vez mais no coração do Evangelho. 

A pregação de Jesus apresenta-nos estas obras de misericórdia, para podermos perceber se vivemos ou não como seus discípulos. Redescubramos as obras de misericórdia corporal: 1. Dar de comer aos famintos, 2. Dar de beber aos sedentos, 3. Vestir os nus, 4. Acolher os peregrinos, 5. Dar assistência aos enfermos, 6. Visitar os presos, 7. Enterrar os mortos. E não esqueçamos as obras de misericórdia espiritual: 1. Aconselhar os indecisos, 2. Ensinar os ignorantes, 3. Admoestar os pecadores, 

4. Consolar os aflitos, 5. Perdoar as ofensas, 6. Suportar com paciência as pessoas molestas, 7. Rezar a Deus pelos vivos e defuntos.” Esses valores precisam ser vivenciados mais na nossa sociedade! Após a solene abertura do novenário foi realizada, na praça da matriz, a primeira noite do arraial. A festa vai ser celebrada no dia 27 de junho de 2015. Todos estão convidados a participar! 



Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário