Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

domingo, 28 de junho de 2015

NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO É HOMENAGEADA EM COARI



No dia 27 de junho de 2015 a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Coari, celebrou solenemente a sua Padroeira. O ícone original de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro se encontra em Roma na Igreja dos Missionários Redentoristas dedicada a Santíssimo Redentor e a Santo Afonso e mede 53 cm x 41,5 cm. 

O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro constitui um admirável ícone oriental (bizantino, grego). O termo “ícone” é de origem grega (“eikón”) e significa imagem, pintura ou quadro. Trata-se de uma pintura sagrada, feita em madeira, segundo técnicas e tradições seculares. O objetivo desse estilo de arte não é mostrar uma cena ou pessoas bonitas, mas transmitir uma bela mensagem espiritual, uma catequese. 

O Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é formado por quatro figuras: Nossa Senhora, o Menino Jesus e dois Arcanjos. A aparição dos arcanjos com uma lança e a cruz mostram ao Menino Jesus os instrumentos de sua paixão. O olhar de Nossa Senhora não se dirige ao Menino, mas a nós. Porém sua mão direita nos aponta Jesus, o Perpétuo Socorro. Nos ícones bizantinos, Maria jamais é representada sem Jesus, porque Jesus ocupa o centro da nossa fé! O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro constitui um admirável ícone oriental (bizantino). O termo “ícone” é de origem grega (“eikón”) e significa imagem, pintura ou quadro. 

Trata-se de uma pintura sagrada, feita em madeira, segundo técnicas e tradições seculares. O objetivo desse estilo de arte não é mostrar uma cena ou pessoas bonitas, mas transmitir uma bela mensagem espiritual, uma catequese. A celebração principal na paroquia do Perpetuo Socorro aconteceu no finalzinho da tarde. 

Apesar da enchente histórica na cidade e da ameaça de chuva foi feita uma bonita procissão com a imagem do P. Socorro numa nova berlinda confeccionada para isso. 

Após a procissão pelas ruas da paróquia houve a solene celebração eucarística presidida por Dom Marcos Piatek e concelebrada pelos padres: Pe. Assis (pároco), Pe. Fr. Agnaldo (vigário paroquial) e pelo diácono Delaci. A Missa campal, apesar da grande chuva, que passou pouco antes das celebrações, reuniu muita gente! 

Na sua pregação o bispo falou sobre o significado religioso da imagem do Perpétuo Socorro e, falando sobre o evangelho do dia, que apresentava Maria como a Mãe da Igreja, apresentou as 05 grandes exigências-urgências da Igreja do Brasil, à luz das Novas Diretrizes da CNBB: 1. Igreja em estado permanente da missão; 2. Igreja: casa da iniciação à vida cristã; 3. Igreja: lugar de animação bíblica; 4. Igreja: comunidade de comunidades; 5. Igreja a serviço da vida plena para todos. 

No final da missa aconteceu a bênção do novo quadro - ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que vai ficar agora em diante na igreja matriz. Até agora o quadro da padroeira paroquial era de papel. 

Em 2014 Dom Marcos Piatek trouxe da Polônia uma cópia do quadro original. O ícone foi entregue ao Pe. Assis que é o pároco da Paróquia do P. Socorro em Coari. Essa cópia veio de Cracôvia e nos foi doada pelo padre redentorista Pe. Eugieniusz Karpiel, um grande propagador da devoção à Mãe do Perpétuo Socorro, a qual vai a nossa gratidão. 



Vale a pena lembrar, que com a festa do Perpétuo Socorro de 2015 iniciaram-se as celebrações do Ano Jubilar dos 150 anos da entrega do ícone de N. Sra. do Perpétuo Socorro aos Redentoristas pelo Papa Pio IX. Foi em 1866, que o Papa Pio IX confiou aos Missionários Redentoristas, a missão de tornar o ícone conhecido no mundo inteiro. Por isso, o Superior Geral da Congregação, Padre Michael Brehl, convocou um Ano Jubilar de 27 de junho de 2015 a 27 de junho de 2016. 

Após a Missa festiva houve o tradicional arraial. Parabéns aos padres, ao diácono, às irmãs e, sobretudo a Povo de Deus da Paróquia pela linda festa da sua Padroeira. 

Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário