Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

quarta-feira, 3 de junho de 2015

A FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS EM CODAJAS



No dia 31 de maio o povo de Codajás celebrou a sua Padroeira, Senhora de Codajás. Apesar da cheia histórica, que alagou muitas várias ruas da cidade e desabrigou muitas famílias, a festa foi grandiosa. O tema do Novenário e da festa desse ano foi: “MARIA A ESCOLHIDA DA TRINDADE NOS CHAMA À COMUNIDADE”. 

A primeira missa festiva do dia foi presidida por Dom Marcos Piatek e concelebrada pelo Pe. Valdivino Araújo, pároco da comunidade. Da missa participaram sobretudo o Apostolado da Oração, a Pastoral da Pessoa Idosa e a Pastoral da Criança. Durante a missa o bispo administrou para as pessoas doentes i idosas o Sacramento dos Enfermos pedindo o dom da saúde! 

Após a Missa houve, no Centro Comunitário Irmã Serafina, o gostoso café regional para os idosos. Na parte da manhã foram ainda celebradas ainda as duas missas presididas pelo Pe. Valdivino: uma para as crianças e a outra para as famílias. Além disso, foi realizada a 1ª Maratona de Nossa Senhora das Graças. 

Na parte da tarde, às 17:30h, foi realizada bonita procissão com a imagem de Nossa Senhora das Graças. Participaram da procissão as comunidades da cidade e os representantes das comunidades rurais. Muita gente e muita reza! 

Após a procissão começou, na Praça Dom Mário, a Missa Campal presidida por Dom Marcos Piatek e concelebrada pelos padres Valdivino Araújo e Antônio Carlos Vasconcelos, pároco e vigário paroquial respectivamente. 

Na sua homilia Dom Marcos falou sobre o tema da festa desse ano, lembrou a solenidade da Santíssima Trindade celebrada naquele domingo e, abordou o tema das Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil 2015-2019. 

A noite agradável, com a lua cheia, a praça enfeitada, a liturgia bonita e participativa, criou o clima gostoso de oração! 

Antes da bênção final o Pe. Valdivino Araújo apresentou o projeto da futura nova Igreja Matriz em Codajás: um projeto muito bonito! 

Após a solene celebração eucarística houve a tradicional coroação de Nossa Senhora e o arraial. 


Parabéns aos paroquianos de Codajás e aos padres Valdivino e Antônio Carlos, que trabalham na paróquia! 


Nossa Senhora das Graças, Senhora de Codajás, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário